Destinos Dicas

Tornando-se cada vez mais conhecida por viajantes brasileiros e do mundo todo, a Chapada dos Guimarães, localizada no estado do Mato Grosso, é um verdadeiro paraíso cercado de áreas verdes, cachoeiras e cânions. No coração da América do Sul, o Patrimônio Mundial da Humanidade, tem como principal característica seus  paredões vermelhos de arenito de enormes extensões.

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães tem funcionamento diário das 9h às 16h e a entrada é gratuita.

No relato de hoje, um pouco das principais atrações exuberantes encontradas no cerrado do Brasil.

 

Véu de Noiva

A Cachoeira Véu de Noiva é um verdadeiro cartão-postal da Chapada dos Guimarães. Os impressionantes 85 metros de queda livre enchem os olhos com tamanha magnitude. Não é possível tomar banho em suas águas, mas é durante o por do sol que as Araras Vermelhas da região dão um show com seus voos. Aproveite para registrar momentos únicos!

 

Cidade de Pedra

A Cidade de Pedra é um dos lugares mais fantásticos da Chapada dos Guimarães. Os paredões impressionantes de até 350 metros de desnível e a paisagem única, com formações rochosas esculpidas pelo vento e pela chuva, lembram ruínas de uma cidade antiga, daí seu nome.

A trilha é curta, aproximadamente 2km ida e volta. Entre os mirantes e a visitação, a principal atividade será a contemplação. Do alto, é possível observar a formação do cerrado, nascentes dos rios, veredas e morros.

 

Mirante do Centro Geodésico da América do Sul

O mirante Geodésico está localizado na face Sul dos paredões e dá vista para a imensa planície pantaneira. Para alguns geólogos ali está o “centro” da América do Sul, ponto equidistante entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

O horário mais visitado é no pôr do sol, quando os turistas terminam o passeio pelo circuito das cavernas. Fica aqui a dica de viver essa experiência no nascer do sol. A luz dourada no horizonte vai iluminando os paredões, dando início a um novo dia cheio de natureza.

 

Circuito das Cavernas

Dentro deste complexo de cavernas, não deixe de conhecer Kiogo Brado, Aroe Jari, Pobe Jari e Lagoa Azul.

Aroe Jari é um nome de origem indígena que significa “Morada das Almas”. Catalogada como a maior caverna de arenito do Brasil, impressiona por sua imponência e seus 1550 metros de extensão.

Kiogo Brado nos deixa extasiados com tamanha beleza. Com nome também de origem indígena, que significa “Ninho dos Pássaros”, tem 270 m de extensão e pode ser atravessada de um lado a outro. O que impressiona aqui, é sua formação rochosa que lembra antigas catedrais.

Pobe Jari significa “Cavernas das Duas Bocas”. A mãe natureza mais uma vez caprichou na formação desta linda caverna, que como o nome já diz possui duas bocas de entrada.

A Lagoa Azul é a parada principal e a parte mais procurada deste passeio. Sua fantástica gruta, que brota no meio da rocha, forma a lagoa de um azul que nem a ciência sabe explicar.

 

Apaixonado por esse destino? Conheça também a Chapada dos Veadeiros!

 

 

Equipe-se com a The North Face!

Camiseta Hyper Tee manga curta/longa;

Jaqueta Antora;

Calça Paramount Trail Conversível;

Boné Mudder Trucker 

Bota Vectiv Fastpack Mid Futurelight

 

Usando o cupom FAYSON10, tu garantes 10% de desconto no site ou lojas físicas!


Escrito por

Rachel Magalhães

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM. Apaixonada por aventuras, ama viajar, conhecer novos lugares e estar em contato com a natureza. Faz parte do time da The North Face há nove anos.