Destinos Dicas Inspiração

“Estava em um barco na Noruega conversando com um amigo fotógrafo, que iria me acompanhar na minha primeira maratona de asfalto. Conversa vai, conversa vem, ele tocou no assunto do Caminho de Santiago, lado francês.

De repente, vieram as lembranças e um antigo sonho guardado, lá do fundo do baú! Sempre adiei a viagem por conta da quantidade de dias necessários para completar o trajeto caminhando – cerca de 30 a 40 dias. Então, este amigo, me mostrou toda a rota feita com bicicleta e eu achei o máximo. O percurso pode ser completado em apenas 14 dias!

O bate-papo me trouxe a ideia perfeita para comemorar os 10 anos de casado com minha esposa Carol. Mandei mensagem para ela, que na mesma hora topou! Ali começava essa aventura incrível, que vou dividir com vocês através de dicas.

 

Chegue por Pamplona

Pegamos o avião com destino a Bilbao. Chegando no aeroporto, seguimos de ônibus para a rodoviária e depois para Pamplona.

De lá, tem um segundo ônibus que vai direto para Saint Jean Pied Port, exatamente no centro da cidade.

 

Comece do começo!

É sério! Muita gente pula direto para Pamplona e acaba perdendo uma das partes mais alucinantes do caminho. Sim, essa é uma das partes mais exigentes, pois começa subindo muito, mas vai por mim, a paisagem vale muito a pena.

Então, comece em Saint Jean Pied Port. É lá o ponto inicial original do caminho de Santiago francês.

 

Alugue uma boa bike

Dentre as várias opções na internet, existem bikes próprias para o trajeto do Caminho de Santiago.

Procure por marcas já conhecidas e empresas sérias.

Nossas bikes não deram um problema sequer, em quase 1000km rodadas.

 

 

 

Equipamento importa e muito

Levamos uma mala bem enxuta, mas com equipamentos de qualidade que não nos deixaram na mão.

Escolhi algumas camisetas de secagem rápida da The North Face e também uma impermeável, que me salvou várias vezes nas descidas e chuvas geladas.

Eu escolhi a jaqueta Printed Novelty Millerton e a Carol escolheu a jaqueta Antora.

 

 

 

Se você quer sossego, fique em hotel

As hospedagens mais comuns durante o Caminho são os albergues.

Alguns bem estruturados e outros nem tanto. O ronco de vários peregrinos cansados durante a noite pode ser um problema, por isso, leve um protetor auricular!

 

Acorde cedo e se de bem!

A maioria dos peregrinos que deixam para sair mais tarde, acabam perdendo as vagas nos albergues, que normalmente esgotam as vagas no final da tarde.

É claro que isso vai depender do mês em que você for. Na alta temporada tudo esgota mais rápido.

 

Aumente os dias e curta o Caminho

Tente conseguir o máximo de dias disponíveis para aproveitar o Caminho. Além do próprio caminho por si só, existem cidades que são verdadeiros paraísos escondidos, assim como trilhas, cachoeiras e bosques.

 

Leve dinheiro em “efectivo”

Leve cédulas, dinheiro em espécie, mas também cartão de débito e crédito.

Alguns lugares só aceitam pagamento em cédulas e outros só aceitam cartão.

 

Siga o mesmo trajeto de quem está caminhando

Se você for de bike, em alguns lugares é super possível pedalar na mesma rota que os peregrinos que estão fazendo a rota caminhando.

E vai por mim, o esforço vale a pena. Às vezes, no meio das trilhas, brotam uns cafés e lojinhas que só quem utiliza a rota a pé consegue ver.

 

Aproveite cada passo!

Curta este momento e sinta a energia gigantesca do Caminho. Lembre-se de quantos peregrinos já percorreram o terreno onde você está pisando.

Fotografe! Há lugares únicos que merecem ser guardados para sempre não só na memória.

Converse com os outros peregrinos. Tem gente do mundo todo, então aproveite para conhecer outras culturas e entender os motivos pelos quais cada um deles está ali.

E por fim, não esqueça das saudações do peregrino. Se passar por qualquer um, fale “Buen camino!”

 Não esquece: nem pensa, só vai!

Se interessou por essa peregrinação, mas quer fazer algo por aqui? Conheça o Caminho da Fé!


Escrito por

Rachel Magalhães

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM. Apaixonada por aventuras, ama viajar, conhecer novos lugares e estar em contato com a natureza. Faz parte do time da The North Face há nove anos.