Destinos Dicas Inspiração

 

A Chapada dos Veadeiros é um destino icônico em meio ao cerrado brasileiro. Atualmente, o parque estende-se por aproximadamente 240 mil hectares de área contínua. Os principais acessos deste oásis são feitos pelas cidades de São Jorge, Alto Paraíso, Cavalcante e Colinas do Sul.

A cada dia, novos atrativos para visitação são descobertos. Isso faz com que o turista precise planejar muito bem seu roteiro, para não deixar escapar nada em sua programação

A expedição descrita neste texto durou 10 dias e foi pensada para fugir do óbvio. Lugares acessados somente com 4×4, trilhas guiadas e a região de Colinas do Sul, fizeram parte do roteiro.

O itinerário ficou divido em três dias por Cavalcante, três dias em Colinas do Sul, um dia em São Jorge e dois dias na Aldeia Macaco, que fica em Alto Paraíso.

 

 

Cachoeira do Guardião

Uma das cachoeiras menos intocadas da Chapada fica a aproximadamente 70km de Cavalcante. Por estrada de terra, prepare-se para os últimos 30km do trajeto, que exige um carro 4×4. Ao chegar na comunidade Kalunga Vão do Moleque, o acesso é feito pela propriedade do Seu João.  Dali, passe por uma trilha dentro do cânion e a magia da natureza estará bem diante de seus olhos.

A Cachoeira do Guardião ou Curiola, está aberta à visitação tem pouquíssimo tempo e só quem conhece mesmo, são os guias mais experientes. Programe-se para chegar cedo. A trilha é desgastante e o sol bate na cachoeira entre 10h e 14h. O verde margeando a “piscina” com tons de azul turquesa, é bonito demais para admirar.

 

 

Cachoeira da Catedral / Aldeia do Macaco – Alto Paraíso

O complexo de cachoeiras do Rio Macacão é, sem dúvidas, um dos melhores atrativos a ser visitado na Chapada. Intocado pelo homem e com natureza totalmente selvagem, seu acesso é feito somente com 4×4 e guia local.

Para acessar o complexo é preciso passar pela Aldeia Macaco. O guardião do local é o Sr Vitor, um angolano que mora na região desde os anos 80 e desenvolveu toda a aldeia com bioconstrução. Atualmente, é possível hospedar-se no local. Não deixe de conhecer a Cachoeira da Escadaria e Catedral. A Ana Cristal, filha do “seu” Vitor, inclui no passeio as cachoeiras do Budha e Elo Perdido.

A trilha é de nível difícil, porém curta, aproximadamente 8km ida e volta. São muitos pontos para banho, entre eles, mirantes, piscinas naturais, prainhas e cachoeiras enormes. Como poucas pessoas se aventuram por estes lugares, a trilha não é totalmente demarcada. Tenha o cuidado redobrado durante todo trajeto, principalmente com cobras. A todo momento a trilha vai beirando o rio e a parte de maior dificuldade acontece na descida para a Cachoeira Catedral, que é bem vertical. Atenção com as pedras escorregadias para não torcer o pé.

 

Complexo Cavalcante

O complexo de cachoeiras do rio da Prata possui oito atrativos principais que ficam localizados em uma região bem remota da Chapada dos Veadeiros. É um dos lugares mais bonitos da Chapada dos Veadeiros e ainda pouco explorado por seus visitantes devido à complexidade para chegar ao local.

São eles: Pratinha, 3 Marias, Cortina, Escondida, Passador, Rei do Prata, Rainha do Prata e Esmeralda.

Para chegar até a portaria da cachoeira do Prata, é necessário percorrer uma distância de aproximadamente 65 km saindo de Cavalcante em estrada de terra de péssimas condições. A trilha toda tem uma extensão de aproximadamente 14 km ida e volta, nível difícil.

Logo abaixo está o Rei do Prata, o principal atrativo do complexo de cachoeiras do rio da Prata. Sobre um corredor de floresta, o cânion forma um verdadeiro caldeirão verde, tanto água quanto mata cercam essa preciosidade do cerrado.  A cachoeira em si não é das maiores, mas a paisagem é de outro planeta.

Por último, a cachoeira da Rainha, que tem acesso bem complicado, leva ao mirante da Cachoeira Escondida. Aprecie apenas a paisagem, o risco não vale a descida. Da borda do mirante não é possível ver a cachoeira, apenas a paisagem do vale. Para ter uma noção do lugar, apenas com drone para conseguir imagens surreais.

Lago Serra da Mesa / Colinas do Sul

Embora seja artificial, o lado Serra da Mesa é o quinto maior do Brasil em volume d’agua, possui belíssimas paisagens e opções de esporte náuticos. A magia acontece no pôr do sol. Há poucas opções de trilhas. A região ainda se prepara para o ecoturismo.

 

Apaixonado por esse destino? Conheça também a Chapada dos Guimarães 

 

 

 

EQUIPE-SE COM A THE NORTH FACE!

 

 

 

 

Usando o cupom FAYSON10, tu ganhas 10% de desconto no site ou lojas físicas.

 

 

 


Escrito por

Rachel Magalhães

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM. Apaixonada por aventuras, ama viajar, conhecer novos lugares e estar em contato com a natureza. Faz parte do time da The North Face há nove anos.