Destinos Dicas

Os parques urbanos são verdadeiras válvulas de escape para quem vive nas grandes cidades brasileiras. As áreas verdes funcionam como oásis em meio à correria, poluição e congestionamentos tão comuns às rotinas nas metrópoles, possibilitando diversas oportunidades de lazer e práticas esportivas.

O Brasil está cheio de parques maravilhosos. Nós separamos uma lista com os cinco, que pra nós, são alguns dos mais bonitos do país!

Parque Ibirapuera

Localizado em São Paulo, o “Ibira” é um dos parques mais famosos da cidade e talvez até do Brasil. A enorme área verde no coração de SP tem 1.584.000 m2 com as mais diversas atrações. Em termos culturais, o parque conta com uma bienal, museus, um auditório e muitas áreas abertas para shows. Além disso, existem áreas destinadas ao ensino, proteção da biodiversidade e muito espaço para a prática das mais diversas atividades físicas, tudo isso assinado pelo icônico arquiteto Oscar Niemeyer.

Foto: Mario Camargo/Flickr - Creative Commons
Foto: Mario Camargo/Flickr – Creative Commons

Parque Tanguá

O Parque Tanguá está situado em uma antiga pedreira próxima ao rio Barigui e é um verdadeiro espetáculo natural, localizado entre Curitiba e Almirante Tamandaré, no Paraná. Inaugurado há pouco mais de dez anos, o parque tem como destaque o mirante a 65 metros de altura, que vem acompanhado de uma cascata. Sua área total é de 235.000 m2, por onde estão espalhadas pistas de cooper, ciclovias, mirantes, torres de observação de pássaros, jardins, bistrô e muito mais.

Foto: HP_CWB/Flickr - Creative Commons
Foto: HP_CWB/Flickr – Creative Commons

Parque Nacional da Tijuca

Localizado no Rio de Janeiro, este é o maior parque em área urbana do Brasil. Mas, a sua importância vai muito além do tamanho. O Parque protege a primeira floresta replantada do mundo! Dentro da reserva estão localizadas muitas trilhas, ruínas históricas, cachoeiras, o Corcovado e o próprio Cristo Redentor. Não faltam opções para os atletas e aventureiros curtirem a Floresta da Tijuca e a infinidade de atrações que ele dispõe.

Foto: Rodrigo Soldon/Flickr - Creative Commons
Foto: Rodrigo Soldon/Flickr – Creative Commons

Parque das Dunas

Este é o segundo maior parque em área urbana do Brasil. Localizado em Natal, no Rio Grande do Norte, o Parque das Dunas conta com uma área de 1.172 hectares e é reconhecido pela Unesco como parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira. Além das diversas atrações aos visitantes, como trilhas de observação, atividades educativas e recreativas, exposições e shows, este parque tem grande importância para a manutenção da biodiversidade. Sua área abriga dois tipos de vegetações muito específicos da Mata Atlântica: mata de duna litorânea e tabuleiro.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Parque Municipal Américo Renê Giannetti

Assim como o Ibirapuera, em São Paulo, o Parque Municipal Américo Renê Giannetti está localizado no coração de uma das principais metrópoles do Brasil. São 182 mil m2 de área por estão bosques, teatros, quadras esportivas, pistas para corrida e patinação e lago com barcos a remo e pedalinhos. O Parque Municipal existe há mais de 120 anos e existe no local ocupado por uma grande chácara nos séculos passados.

Foto: Clarissa Pacheco/Flickr - Creative Commons
Foto: Clarissa Pacheco/Flickr – Creative Commons