Destinos Dicas

O Half Dome é um dos pontos mais conhecidos e visitados no Parque Nacional de Yosemite, Califórnia. Além de ser um local muito importante para a nossa história, essa enorme cúpula de granito é perfeita para os amantes da escalada e do hiking.

A história desta enorme pedra é um tanto curiosa. Mesmo que hoje o Half Dome seja um destino muito popular e que recebe diariamente centenas de turistas, ela já foi considerada uma rocha impossível de ser escalada. Pelo menos era isso o que o geólogo norte-americano Josiah Whitney pensava, quando disse: [o Half Dome] é perfeitamente inacessível, sendo provavelmente o único pico em Yosemite que nunca foi e nunca será tocado por um pé humano”. Mas, ele estava errado. Em 1875 o ferreiro George Anderson alcançou o topo do Half Dome e instalou a estrutura que precedeu a via por cabos que existe atualmente.

Mesmo que seja um destino famoso, chegar até os pés do Half Dome já não é uma tarefa fácil. Para alcançar o cume, então, é preciso ter muita coragem e um ótimo preparo físico. O caminho de ida e volta soma de 22 a 25 quilômetros de trilha. Os visitantes costumam levar de 10 a 12 horas para percorrem este caminho, com muita inclinação, pedras e diversos outros desafios. Por conta disso, o ideal é iniciar a trilha antes mesmo do nascer do sol. Ainda assim, os trilheiros devem ter na mochila uma headlamp, além da comida e água para o dia inteiro.

Talvez o maior desafio de todos seja a hora de subir a rocha gigante. Se antes o Half Dome era considerado impossível de ser acessado por pés humanos, hoje centenas de turistas sobem a pedra sem que seja necessário nenhum equipamento específico para escalada. Mas, não é tão fácil quanto parece. A ascensão é feita por uma via com cabos de aço, que conectam as pessoas desde o solo até o topo do Half Dome, por mais de 120 metros de altura.

No próprio site oficial do Parque Nacional de Yosemite são passadas algumas instruções importantes aos turistas que querem fazer a trilha do Half Dome. Antes de fazer as malas é necessário se inscrever e conseguir autorização para a trilha. Isso é feito para controlar a quantidade de visitantes que chegam ao local diariamente. Outro fato importante é em relação ao preparo físico. Está bem claro que esta não é uma trilha para iniciantes. É preciso estar preparado para suportar longas horas de caminhadas, com muitos desafios e elevação.

half dome
O Half Dome já foi considerada uma pedra impossível de ser escalada.

Na mochila, leve sempre alimentos bem embalados, pois ursos são comuns no parque. Assim sendo, fique atento todo o tempo e, se por acaso, você se deparar com um urso faça o máximo de barulho possível para afastá-lo de você. Para alcançar o topo do Half Dome é melhor estar usando botas com bom apoio na região dos tornozelos e com solado que proporcione o máximo de tração.

Também é muito importante atentar à previsão do tempo antes de sair do camping ou do hotel. Essa trilha não deve ser feita em dias de chuva. Além do perigo dos trovões, a rocha molhada fica muito escorregadia e coloca totalmente em riso a segurança.

O Half Dome é um local incrível e que vale todos os esforços. Se ele está na sua lista de destinos, acesse o site do Parque Nacional de Yosemite e veja todas as informações e dicas oficiais.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.