Destinos

Inspirado em um dos picos mais famosos do mundo, o logo da The North Face representa o Half Dome, localizado no Parque Nacional de Yosemite, nos Estados Unidos. A face norte do Half Dome é desafiadora e exigente, assim como todas as montanhas do hemisfério norte. Daí o nome The North Face!

O Get Out Side esteve em Yosemite e preparou um guia com várias dicas imperdíveis para você se inspirar e quem sabe definir seu próximo destino! Vem ver:

“Yosemite foi o nosso lugar favorito até agora na nossa viagem de motorhome pelos Estados Unidos! A primeira visão desse vale cercado por paredões de rochas e cachoeiras é realmente impactante.” Não é à toa que Yosemite é o cenário de vários documentários de escalada (como Free Solo e Escalando Dawn Wall)!

Chegamos no Parque Nacional de Yosemite e ficamos impressionados com a beleza desse lugar, em como você se sente pequeno no meio de todas essas rochas e cachoeiras. Yosemite parece uma pintura que merece ser vista com seus próprios olhos.

Por isso, aqui reunimos as principais informações para você planejar sua viagem para esse paraíso dos aventureiros!

Como chegar?

Yosemite fica a aproximadamente 310 quilômetros do Aeroporto Internacional de San Francisco (SFO) e a aproximadamente 400 quilômetros do Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX). Você pode alugar um carro e dirigir até o parque ou utilizar serviços de transporte terrestre.

Se preferir ir direto para o parque, o aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Fresno Yosemite (FAT), que fica a cerca de 110 quilômetros a sudoeste do parque.

 

Como se locomover dentro do parque?

Se você não alugou um veículo na sua viagem ou não chegou até aqui dirigindo do Brasil como nós, fica tranquilo porque dentro do parque tem um sistema de transporte gratuito chamado Yosemite Valley Shuttle que percorre algumas rotas em Yosemite, facilitando o acesso às principais atrações, acampamentos e trilhas.

Quanto custa?

O valor de entrada no parque é de USD35 por carro ou USD20 por pessoa (se você estiver a pé, de transporte público ou de bike). A taxa de entrada é válida por 7 dias. 

Aqui vai uma super dica: Se for visitar mais de um parque nacional nos Estados Unidos, vale muito a pena fazer o passe anual que sai USD 80 por veículo e você pode conhecer quantos parques nacionais quiser por 1 ano.

 

Horário de funcionamento

As principais entradas do Parque Nacional de Yosemite ficam abertas 24h. 

Antes de viajar para Yosemite vale dar uma conferida na condição das estradas para checar se tem alguma restrição ou fechamento devido a condições climáticas ou outros fatores. 

O que fazer? 

Você pode dirigir até Yosemite Valley e curtir os vários mirantes que tem pelo caminho, andar de bicicleta pelo parque, escalar (Yosemite é o paraíso dos escaladores), fazer picnic e, claro, fazer trilha!

Algumas trilhas que você encontra no Parque Nacional de Yosemite:

  • Trilhas fáceis: Cook’s Meadow Loop, Lower Yosemite Fall Trail e Bridalveil Fall Trail. 
  • Trilhas moderadas: Mirror Lake Loop, Valley Loop Trail, Vernal Fall and Nevada Fall Trails e Yosemite Falls Trail.
  • Trilhas difíceis: Snow Creek Trail, Four Mile Trail e Half Dome Trail.

Trilhas 

A Lower Yosemite Fall é bem fácil e vale a pena. Em uma caminhada rápida você chega a uma queda d’água de cerca de 97 metros. 

Outra trilha que nós fizemos e achamos que vale muito a pena é a Yosemite Falls. Essa já é um pouco mais longa e tem ganho de elevação, mas a vista da cachoeira de aproximadamente 739 metros de altura é incrível, sendo uma das maiores quedas d’água da América do Norte.

Além dessas, também fizemos a trilha para o Mirror Lake, que é uma ótima alternativa para quem viaja em família ou busca uma trilha mais tranquila.

Para quem curte aventura vale muito a pena fazer a Four Mile Trail e a Half Dome (que inclusive é a formação rochosa que inspirou a logo da The North Face). Para a Half Dome você precisa de uma permissão que tem que pedir com antecedência no site oficial do Parque. O número de permissões é limitado e eles fazem uma espécie de loteria para distribuir.

Onde se hospedar?

Há opções de hospedagem dentro e fora do parque. Por ser um parque muito conhecido, Yosemite fica bem cheio, principalmente na alta temporada, por isso é importante reservar sua acomodação com antecedência.

Algumas opções de hospedagem dentro do parque:

  • Yosemite Valley: é a área mais central e movimentada de Yosemite. Lá você pode ficar no luxuoso The Majestic Yosemite Hotel, no Yosemite Valley Lodge e no Curry Village.
  • Wawona: não é tão central, mas é uma opção tranquila, onde fica o Wawona Hotel.
  • Camping: tem várias áreas de camping no parque, como Upper Pines, Lower Pines e North Pines Campgrounds no Yosemite Valley. Também tem campings em Tuolumne Meadows e Wawona. Vale reservar com antecedência porque fica tudo lotado, principalmente no verão e nos finais de semana. O Camp 4, que também fica em Yosemite Valley é só para barracas e é por ordem de chegada. Se você curte escalar, o Camp 4 é o point dos escaladores!

Nós dormimos em nosso motorhome no camping Upper Pines e foi uma experiência muito gostosa de aproveitar a tranquilidade e a estrutura do parque, fazer uma fogueira e curtir a vibe por lá.

Opções de hospedagem fora do parque: você pode buscar opções de hospedagem em El Portal ou Mariposa, que são cidades próximas à entrada do parque.

O que levar?

Essa lista vai variar dependendo da temporada que você está indo, mas alguns itens vale ter sempre com você:

  • Protetor solar
  • Repelente
  • Garrafa de água
  • Óculos de sol
  • Bota de trilha confortável
  • Chapéu/bone
  • Camisa com proteção UV (usamos essa daqui da TNF e é ótima!)
  • Jaqueta impermeável
  • Jaqueta de pluma
  • Calça conversível
  • Fleece
  • Mochila confortável

Ah! Yosemite é um parque conhecido pela presença de ursos, então esteja preparado para ver esse animal fantástico por lá.

Aproveita que tem 10% de desconto no site e lojas físicas da The North Face com o cupom: VANLIFE10.

 

Se você tiver alguma dúvida sobre Yosemite é só deixar o seu comentário aqui no post!

 

 


Escrito por

Rachel Magalhães

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM. Apaixonada por aventuras, ama viajar, conhecer novos lugares e estar em contato com a natureza. Faz parte do time da The North Face há nove anos.