Dicas

Uma boa dose de adrenalina nunca é demais, mesmo que ela venha naquele momento em que você escolheu simplesmente deitar no sofá e relaxar. Por isso, nós escolhemos quatro filmes que vão te transportar da sala de estar para o topo de montanhas inóspitas, rochas gigantes e trilhas desafiadoras.

Valley Uprising (2014)

O Valley Uprising é um documentário descontraído que retrata a evolução da escalada nos Estados Unidos e a popularização do famoso Parque de Yosemite, na Califórnia, tanto para o esporte, como para o turismo. Este filme conta a trajetória de importantes nomes da escalada mundial e mostra o estilo de vida e a cultura que envolve a comunidade de escaladores.

Para nós, este filme é ainda mais especial, já que a nossa história também começou em Yosemite, onde os fundadores da The North Face, Douglas Tompkins e Kenneth “Hap” Klopp, costumavam escalar.

The Barkley Marathons: The race that eats its young (2014)

A Barkley Marathon é uma das corridas de montanha mais difíceis do mundo. Todos os anos, apenas 35 corredores são aceitos para disputar a prova. Para participar, eles precisam ter excelentes níveis de performance e são escolhidos por um processo super-secreto, mas, ainda assim, nem todos conseguem concluir a corrida. Realizada em uma pequena cidade do Tennessee (EUA), esta prova foi inspirada em uma fuga, realizada em 1977, que durou 54 horas. No formato atual, os participantes que conseguem finalizar essa aventura, correm o equivalente ao dobro da altura do Monte Everest, em apenas 60 horas.

Further – Jeremy Jones (2012)

Further faz parte da trilogia do snowboarder Jeremy Jones, que ainda conta do Higher e Deeper. Neste documentário, ele e sua equipe viajam pelas montanhas mais remotas e desafiadoras do mundo. A aventura começa no Japão e, logo de cara, é possível visualizar os desafios que o topo das montanhas reservam. Antes de sentir a adrenalina das descidas quase verticais, existem muitos desafios a serem superados nas subidas.

“Cerro Torre – A Snowballs Change in Hell”

Este filme mostra a desafiadora missão do escalador David Lama, em se tornar a primeira pessoa do mundo a escalar a Rota do Compressor, na montanha Cerro Torre, na Patagônia Argentina. Após três anos de tentativas, em uma escalada que durou 24 horas, o jovem de 22 anos conseguiu atingir o cume, junto ao seu parceiro de aventura Peter Ortner.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.