Dicas Produtos e Equipamentos

Seja por causa da chuva ou pelo próprio suor, a umidade pode estragar qualquer aventura. Por isso, é essencial ter alguns cuidados e seguir algumas dicas para ficar sempre seco e confortável nas trilhas.

1 – Tenha sempre uma impermeável

As jaquetas impermeáveis podem ser as suas melhores amigas em uma trilha. A verdade é que elas são úteis nas mais diversas ocasiões, mas no meio de um trekking, uma jaqueta pode realmente salvar a sua vida. Opte por modelos leves, como a Venture, para reduzir o peso e o espaço da mochila e ainda proporcionar maior respirabilidade ao corpo.

Além disso, um diferencial é escolher jaquetas que tenham zíper nas axilas, pois durante os momentos de esforço intenso, essas aberturas ajudam a aumentar a ventilação e a regular a temperatura corporal.

Além de proteger o corpo da chuva, as jaquetas impermeáveis também são corta-vento. Portanto, podem ser usadas mesmo nos dias secos, mas com muito vento e frio.

trekking_impermeavel
Tenha sempre uma jaqueta impermeável na mochila.

2 – Cuidado com a mala

Apesar de não serem impermeáveis, as mochilas cargueiras também podem ficar protegidas das chuvas, basta incluir uma capa de chuva na bagagem. Algumas mochilas, inclusive, já têm a capa inclusa. Se este não for o seu caso, é possível comprar separadamente por um valor bem baixo.

Como ninguém quer ficar com a bagagem molhada ou correr o risco de perder equipamentos ou comida, o melhor é também manter os itens separados em sacos plásticos. Assim, mesmo que a água ultrapassa a proteção externa da mochila, seus pertences ainda estarão protegidos.

3 – Use roupas com tecnologia de secagem rápida

Nós já falamos sobre isso outras vezes, mas é sempre bom reforçar. Atividades de alta intensidade ou exercícios que vão te fazer suar exigem roupas que sequem rapidamente. O algodão, por exemplo, é um material que deve ser evitado, tanto na escolha das roupas, como das meias. Essa matéria-prima absorve muito a umidade e leva tempo demais para secar, deixando o corpo molhado e mais sensíveis a problemas como a formação de bolhas e até mesmo hipotermia.

Por isso, escolha roupas feitas com tecidos sintéticos e tecnológicos, como o FlashDry, ou as fibras naturais de Lã Merino. Essas duas opções funcionam de maneira semelhante, absorvendo a umidade da pele e a direcionando para a camada externa do tecido. Assim a água ou o suor evaporam mais rapidamente e a pele fica sempre seca.

4 – Lembre-se das camadas

Aqui em cima nós já falamos sobre as jaquetas impermeáveis e sobre a escolha da matéria-prima das peças que vão em contato direto com a pele. Essas são a terceira e segunda camadas de proteção. Para completar esse conjunto falta algo para promover isolamento térmico. Essa escolha dependerá do clima da aventura, mas se o assunto aqui é se manter sempre seco, essas peças também precisam ser leves e tecnológicas. Duas opções interessantes são os fleeces ou as jaquetas térmicas feitas com a tecnologia Thermoball.

Quando falamos em camadas, não estamos falando apenas de proteção, mas também de praticidade. Se você optar por um softshell (jaqueta impermeável com isolamento térmico), pode ser que você fique aquecido demais e tenha a sua performance prejudicada por ter que se proteger da chuva, ao mesmo tempo em que fica superaquecido e por suar. Portanto, com as camadas você ganha mais liberdade para controlar o seu nível se isolamento térmico de acordo com a necessidade do momento.

5 – Escolha o calçado certo

Os calçados impermeáveis, sejam eles botas ou tênis, são sempre as melhores opções para as trilhas em dias chuvosos. Eles normalmente possuem uma membrana tecnologia que impede a entrada da água e mantém o pé totalmente protegido. Para as corridas e até mesmo para as trilhas mais longas, os próprios tênis de trail run são excelentes opções. Por serem muito mais leves do que as botas, eles também são mais respiráveis e versáteis.

6 – Cuidados na barraca

Nós já fizemos um post especial apenas com dicas para evitar umidade na barraca (clique aqui para acessar). É impossível falar sobre se manter seco na trilha sem tocar nesse assunto. Não é preciso estar chovendo lá fora para que a barraca fique molhada por dentro. Para evitar o acúmulo de umidade dentro da sua tenda, mantenha todas as aberturas para ventilação abertas, evite acampar embaixo de árvores e nunca deixe roupas e equipamentos molhados dentro da barraca.

trekking_kids
Além de proteger o corpo da chuva, as jaquetas impermeáveis também são corta-vento.

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.