Dicas Esportes

O verão está chegando e alguns cuidados extras são sempre bem-vindos antes de se aventurar sob o sol quente. Seja em uma trilha de longa distância ou em uma corrida de rua ou de montanha, é preciso estar bem preparado e adaptado fisiologicamente para suportar as altas temperaturas.

De acordo com um o estudo “Tolerância ao calor e aclimatação em mulheres atletas”, feito pela pesquisadora britânica Jessica Anne Mee da Universidade de Brighton, Inglaterra, o corpo pode se adaptar para sentir menos os efeitos do calor durante as atividades físicas.

A lógica apresentada pelos cientistas é semelhante ao que acontece quando os atletas estão expostos à altitude. A única forma de se acostumar com a altitude é aclimatar, ou seja, sujeitar gradativamente o corpo à altitude e ir trabalhando os efeitos dela no organismo. Quando se trata de calor, também é preciso aclimatar antes de se submeter às altas temperaturas em situações em que o corpo naturalmente já será elevado ao limite.

De acordo com o estudo, de quatro a sete dias, o corpo já está até 80% adaptado ao calor. Então, a recomendação é de que antes de enfrentar uma prova ou uma trilha de longa distância no auge do verão, você faça treinos curtos nos dias anteriores já se exposto ao calor. Uma caminhada ou corrida leve e curta durante os horários mais quentes já é suficiente para que o organismo comece a sentir e se adaptar aos efeitos do calor. Outra opção é fazer sessões de sauna, seguidas de treinos nos dias que antecedem a prova.

Tanto na fase de aclimatação como durante a atividade é imprescindível se hidratar bem e se proteger de todas as formas possíveis. Os especialistas ainda alertam para a necessidade de se recuperar totalmente após os treinos ou sauna durante a fase de adaptação. Antes de decidir fazer outra coisa, beba bastante água e espere até que o corpo retorne aos batimentos cardíacos do repouso e resfrie até a temperatura de conforto.

trail_run
Aclimatar é a chave para ter bons desempenhos no verão. – Foto: Greg Mionske.

Bonés, viseiras, roupas com proteção UV e óculos de sol são itens de necessidade básica durante o verão. Além disso, alguns atletas costumam usar gelo ou água na cabeça e nuca durante as provas para aliviar o calor e ajudar a regular a temperatura do corpo. Muitas estratégias de recuperação e adaptação acabam sendo definidas por preferências pessoais, mas com o preparo e cuidados certos, o corpo vai sofrer bem menos quando exposto às altas temperaturas. Portanto, leve a sua aclimatação a sério e não se esqueça de usar roupas e acessórios respiráveis, leves e, de preferência, que tenham tecnologia para te manter protegido dos raios ultravioletas.

Clique aqui para acessar o estudo completo.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.