Destinos Dicas Esportes Inspiração

 

Manoel Morgado, a lenda viva do montanhismo nacional, agora faz parte do time The North Face Brasil.

Manoel, que há quase 40 anos escolheu as montanhas como “lar”, acaba de encerrar um ano épico: foi a personalidade eleita como Montanhista do Ano pelo Prêmio Outsiders, da revista Go Outside, no último mês de dezembro, e também é o primeiro brasileiro e sul americano a completar o GHT – Great Himalaya Trail, em julho.

 

Trilhando a história

A história de conquistas nas alturas de Manoel Morgado é realmente excepcional. No dia 17 de maio de 2010, a 8.848 metros de altitude e na ocasião com 53 anos, Manoel foi o sexto e mais velho brasileiro a conquistar o cume do Everest. Em 11 de dezembro de 2011, com a ascensão do Vinson, nas extremas condições climáticas da Antártida, Manoel se torna o segundo brasileiro a completar o projeto de 7 cumes.

Mas o currículo do médico pediatra, que deixou a medicina de lado, para viver toda a intensidade do mundo das montanhas, não para por aí… Agora mesmo em 2023, Manoel protagonizou mais um lindo feito, que só confirma, a excepcionalidade desse grande nome do montanhismo no Brasil.

 

A conquista do Great Himalaya Trail

Em 30 de julho, ele completou a Grande Travessia do Himalaia (Great Himalaya Trail), uma trilha centenária que cruza o Nepal passando por inúmeras paisagens e pelas montanhas mais famosas do mundo. Com isso, Morgado se tornou a 28ª pessoa e o primeiro brasileiro e também o primeiro sul-americano a realizar esse feito.

No total foram 125 dias para percorrer 1425 quilômetros de trilhas, que vão desde a região do Kanchenjunga a oeste do país até o extremo leste do Nepal, na fronteira com o Tibete. Toda a travessia teve 82.800 metros de altimetria acumulada e 77.600 metros de descida.

Durante 60 dias, Manoel teve a companhia da esposa Vanessa Oliveira, onde caminharam juntos, e o restante do percurso, foi solitário, na montanha, o que lhe rendeu muitos aprendizados e reflexões

 

Recebendo o carinho nepalês num dos trekkings ao Campo Base do Everest

Paixão pelo trabalho

A paixão pelas montanhas e a vontade incessante de não morar em lugar nenhum faz com que Morgado, há quase 40 anos, trabalhe com o que ama de verdade. Hoje Morgado é um renomado guia de montanha e está à frente da sua própria agência, a Morgado Expedições. Com quase quatro décadas de existência, a empresa é referência em roteiros de montanha diferenciados e já levou 76 grupos e mais de 1500 pessoas ao Campo Base do Everest.

Roteiros incomuns como Kilimanjaro, Annapurna, Nascente do Ganges, etc, e toda a bagagem cultural e vivência que Manoel leva consigo e transmite nas expedições, acabam transformando clientes em amigos, que estão sempre prontos para novas aventuras e novas sensações. “Pensem grande, sonhem grande, e acima de tudo, sonhem alto e de preferência curtindo o caminho e não só mirando o fim dele”, aconselha Morgado.

Com seu grupo número 76 do trekkinng ao Campo Base do Everest.

Livros publicados

Manoel Morgado também é autor dos livros Sonhos Verticais, em que conta suas escaladas do Cho Oyu e Everest; “Manaslu, em busca dos meus limites” e “Sete Cumes, uma vida nas montanhas”.

 

Parceria The North Face

Com a parceria, Manoel agora terá o suporte da The North Face, que enviará produtos e equipamentos para garantir que ele esteja sempre equipado com o melhor em roupas e acessórios para montanha durante suas viagens e trekkings. Como parte da parceria, todos os clientes da Morgado Expedições ganharão descontos exclusivos nos produtos da The North Face.

Bora junto com a The North Face Brasil e Manoel Morgado alcançar novos picos, viver novas experiências e ultrapassar nossos próprios limites?