Dicas Esportes

A maioria das pessoas pensa na escalada em gelo como um esporte perigoso. Escalar uma montanha não é algo que temos controle e a qualquer momento tudo pode acontecer.

Por isso, é importante entender a diferença entre risco e perigo:

  • Os riscos naturais são aqueles causados ​​pelo ambiente. Envolvem baixas temperaturas, altitude elevada, queda em gretas, queda de seracs e avalanches. Muitas vezes, a escalada é praticada em locais remotos e de difícil acesso, o que também é um motivo que deve ser levado em consideração.
  • Os riscos humanos envolvem falhas no manuseio de equipamentos, falta de conhecimento, falha de comunicação, mal agudo de montanha, entre outros que podem acontecer com bastante frequência. Esses riscos podem ser gerenciados, mas nunca totalmente controlados.

Uso de Camadas

O clima na montanha muitas vezes é instável e as baixas temperaturas podem ser associadas à hipotermia e congelamento. Esse é um risco inevitável, que você precisará lidar durante a escalada.

O frio pode influenciá-lo de diversas maneiras, como dificultar o foco e forçá-lo a tomar decisões erradas.

Por isso, escolher um bom sistema de camadas é essencial para afastar o frio. Esteja sempre preparado para as piores e condições.

Alimentação

De prioridade a alimentos de fácil absorção. É a melhor maneira de garantir que você seja capaz de manter-se aquecido. Evite alimentos pesados! Além de demorar para realizar absorção, pode fazer com que seu organismo tire o sangue das extremidades para auxiliar na digestão.

Equipamentos

Queda de gelo ou pedras são frequentes e sempre um risco que você precisa estar ciente. Seja escalando ou atravessando alguma parede, certifique-se de sempre usar capacete.

Ouvidos Abertos

A água proveniente do gelo penetra nas rachaduras entre as rochas, causando pontos de tensão e fraturas. Quando essa mesma água passa por um ciclo de congelamento/degelo, ela pode se expandir e contrair várias vezes, enfraquecendo a rocha ao seu redor e fazendo com que algumas partes ​​se soltem. Da mesma forma, quando o gelo derrete, é mais provável que acentue quaisquer fraquezas pré-existentes, fazendo com que se parta e caia.

Os pedaços de gelo que se soltam muitas vezes podem vir de um ponto bem acima e distante da rota, é importante observar ao redor e passar o mais rápido possível nesses pontos para evitar uma possível queda de gelo.

Ficar atento aos sons é importantíssimo! Nunca escale em gelo com fone de ouvido. Isso é um risco desnecessário. Concentre-se e utilize todos seus sentidos focados na escalada!

Conheça a Comunidade

Converse com a comunidade local e outros guias para se informar se a rota tem algum risco de rocha ou queda de gelo vindo de cima. Ao ficar alerta, você garante que terá pelo menos alguns segundos para reagir se algo vier em sua direção.

Qualidade do gelo

A qualidade do gelo é fundamental para a sua segurança. Assim como um conquistador avalia a rocha antes de furar com a broca, temos que avaliar o gelo da mesma forma e garantir que a estaca ou parafuso esteja bem fixo e na angulação correta para costurar. O risco associado à qualidade do gelo aumenta se você precisar construir uma ancoragem. Se fizer tope rope, sua vida depende do pedaço de gelo que estiver!

Preste atenção ao tamanho e densidade do gelo. Ele precisa ser espesso o suficiente para suportar seu peso ou uma força dinâmica, causada por uma queda. Um gelo cheio de bolhas de ar, significa menos material para agarrar quando você coloca um parafuso de gelo.

Avalanches

Nevascas repetidas formam placas de neve que vão se sobrepondo. As ligações entre elas podem ser fracas e a neve derretida que volta a congelar, causa a formação de uma camada lisa de gelo na superfície. Uma nova nevasca pode não aderir a essa camada escorregadia e se desprender.

Algumas pessoas optam por mitigar esse risco, carregando consigo equipamento de avalanche. Avaliar tempestades, temperatura, vento, inclinação da parede, terreno e condições de acúmulo de neve é uma maneira de evitar a situação.

As avalanches seguem as mesmas regras de gravidade que a água. Quando uma grande placa de neve se solta, a tendência é que essa massa de neve encontre o caminho de menor resistência ao solo, muitas vezes levando-a pelos mesmos vales e calhas que usamos como passagem para subir.

Riscos Humanos

Cerca de 97% dos acidentes de escalada vêm de erros humanos.

Em termos de erros humanos, há alguns que você deve se preocupar. Começando pelo risco de queda que é onde está a maior diferença entre escalada no gelo e escalada em rocha.

O problema com as quedas na escalada no gelo, é que você não cai tão “bem” quanto na escalada em rocha. As ferramentas utilizadas nessa modalidade, como uma piqueta ou um crampon, acabam ficando presas no gelo com a queda. Além disso, podem atrapalhar o equilíbrio. Isso aumenta a probabilidade de se enroscar na corda ou dar um golpe desagradável no crampon.

A melhor maneira de antecipar um erro, é observar seu guia ou parceiro de cordada. Costuma-se dizer que a corda é como um cordão umbilical, que liga os dois escaladores. Pessoas que escalam juntas com frequência, conseguem até mesmo se comunicar só utilizando a corda, sem precisar proferir uma palavra sequer. Repita tudo que seu guia fizer! Passadas, paradas, movimentos…de preferência, pise no mesmo local que ele pisou, isso minimiza o risco de você cair.

 

Tomada de Decisão

A tomada de decisão é talvez o fator de risco mais crítico na escalada em gelo. Quase todos os acidentes podem ser atribuídos a uma série de más decisões.

O critério de tomada de decisão para escalar no gelo é bastante direto: se você acha que não conseguirá escalar uma rota com segurança sem cair, não o faça!

  • Vá para montanha com pessoas mais experientes e observe como abordam situações perigosas.
  • Certifique-se de estar ciente de todos os riscos e tome as precauções de segurança apropriadas.
  • Busque uma capacitação, ganhe mais autonomia e segurança fazendo um curso de escalada em gelo e alta montanha.

A falta de consciência está conectada ao excesso de confiança. Às vezes, um pouco de conhecimento pode ser mais perigoso do que nenhum conhecimento. Suas habilidades de tomada de decisão são algo que você vai aprimorar ao longo do tempo.

 


Escrito por

Rachel Magalhães

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM. Apaixonada por aventuras, ama viajar, conhecer novos lugares e estar em contato com a natureza. Faz parte do time da The North Face há nove anos.