Dicas Esportes

O percurso Costa Verde do XTerra Brasil será no próximo dia 05 de agosto e a segurança na prática do trail é fundamental para um bom rendimento!

Nós da The North Face em parceria com a atleta Rosalia Camargo, separamos para você dicas imperdíveis para chegar ainda mais longe!

CONHEÇA O TRAJETO

Uma dica importante antes de se inscrever para uma corrida, ou sair para uma trilha, é conhecer as características como tipo de terreno, altimetria e clima.

Atualmente temos uma variedade enorme de aplicativos que trazem essas informações, ou se preferir, troque ideias com pessoas mais experientes, que já vivenciaram o roteiro.

EQUIPE-SE

Esteja pronto para o pior! “Muita gente reclama, por ter que correr mais “pesado”, mas a verdade é que isso está totalmente relacionado a sua segurança.  Por isso, leve uma mochila junto com você” -comenta Rosalia.

As mochilas de ataque da The North Face possuem apito e estrutura resistente, mas ao mesmo tempo são mais leves, comparadas a uma daypack tradicional. Essa diferença entre elas se dá principalmente por sua construção. As de ataque são feitas com nylon ripstop, o mesmo utilizado em para-quedas!

Levar consigo itens como manta térmica, lanterna de cabeça, jaqueta corta vento, telefone celular e água, são primordiais! Parece besteira, mas caso você se perca, esses poucos itens podem evitar muita chateação.

Muitas provas de trail oferecem um checklist com itens obrigatórios. Não deixe de segui-lo.

 

 O CALÇADO IDEAL

Terrenos irregulares precisam de calçados com boa aderência. Tênis específicos para trail, possuem solados adequados para terrenos variados. Além disso, reforço na biqueira, evita machucados em pedras.  Os calçados para Trail Run da The North Face, contam a tecnologia Vectiv, que te dá mais propulsão e auxilia na diminuição do impacto entre as passadas. Você pode ainda escolher se ele precisa ser impermeável ou não.

Conheça tudo sobre essa tecnologia aqui!

CALORIAS EXTRAS

Longos percursos exigem muito de seu físico e repor carboidratos durante o trajeto, pode ser fundamental para ganhar aquele gás extra! Uma conversa com um nutricionista é uma boa pedida para saber a quantidade ideal de géis que você deve levar.

ADAPTE-SE AS CIRCUNSTÂNCIAS

É difícil traçar uma estratégia em terrenos irregulares, sabemos disso. Mas, esteja ciente que adaptação é a palavra-chave para realizar a corrida de montanha!

FORTALEÇA SUA MUSCULATURA

Já falamos sobre isso aqui no blog, com a personal e também corredora Vera Saporito. De todo jeito, é sempre bom lembrar: A força muscular é necessária não somente para garantir um bom desempenho, mas também para que a recuperação do corpo seja mais rápida e completa.

 

“Correr em trilhas é encantador. E parte dessa energia que sentimos está ligada a proximidade com a natureza. Outra característica interessante das corridas em trilhas, e totalmente diferente das provas de asfalto tradicionais, é a solidão. E quanto maior a distância, mais tempo o atleta tem sozinho, tendo que lidar com todas as adversidades (e maravilhas) de estar na natureza.” – Rosalia Camargo

 

Aproveite o momento, entenda seus limites, supere-se dentro da sua realidade e boa prova!!

 


Escrito por

Rachel Magalhães

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM. Apaixonada por aventuras, ama viajar, conhecer novos lugares e estar em contato com a natureza. Faz parte do time da The North Face há nove anos.