Dicas Esportes

Migrar do asfalto para a natureza é uma sensação única! Para que isso seja feito da maneira correta, algumas dicas devem ser consideradas.  A personal trainer e ultramaratonista Vera Saporito lista tudo o que você precisar saber!

Fortalecimento muscular

A corrida de montanha ou trail run, possui percursos acidentados, com muita erosão e paisagens únicas: “O trajeto da prova requer grande exigência muscular. Nas subidas os músculos do glúteo, posteriores e panturrilha, entram em ação. Já nas descidas, tibial, tornozelos e joelhos trabalham duro.” – conta Vera.

A força muscular é necessária não somente para garantir um bom desempenho, mas também para que a recuperação do corpo seja mais rápida e completa.

Correr na natureza traz menos impacto às articulações, mas o aumento de tração é grande, quando comparado ao asfalto. Por isso, as chances de enfrentar uma possível lesão, é maior. O corpo com musculatura fortalecida se safa rapidamente de qualquer percalço.

 

Periodização

Periodizar significa administrar as fases de treinamento, para garantir melhores resultados nos objetivos.

“Quando corremos em trilha, temos que trabalhar muito o deslocamento corporal. O ponto principal é aprender a correr nestes terrenos. Coloco na periodização trechos mais longos para serem feitos em terrenos com altimetria variada. Toda essa preparação deve ser feita com os equipamentos que serão utilizados na prova. É o momento que o atleta tem para se adaptar.” Vera ressalta também que treinos de velocidade devem ser realizados em trajetos planos!

 

O Calçado Ideal

Engana-se e muito, aquele que acha que tênis é tudo igual. O solado do calçado especifico para trail run possui cravos em sua sola. Isso auxilia para que o atleta escorregue menos, ao mesmo tempo que garante mais firmeza durante o deslocamento.

Leveza e tecnologia é o combo perfeito para garantir melhor performance. Para isso, conte com a tecnologia Vectiv da The North Face. Os calçados da linha Vectiv foram pensados para ajudar na propulsão entre uma passada e outra, enquanto auxiliam para que o impacto seja mínimo.

Com amortecimento ideal e estabilidade 360°, o VECTIV™ Enduris é extremamente confortável. A entressola VECTIV™ rocker auxilia nas subidas e dá apoio nas descidas – o que otimiza a batida do pé e o impulso para a frente.

Aqui você aprende um pouco mais dessa revolução nos calçados de trilha chamada Vectiv!

 

Hidrate-se!

 

 

Para as provas mais longas, o uso do colete ou mochila de hidratação é ideal. Já para distâncias menores, o cinto faz a vez: “Como provas de montanha acontecem em ambientes que não dominamos, imprevistos podem acontecer, PRINCIPALMENTE em provas longas. Dentro destes acessórios levamos nossos líquidos que serão ingeridos e alimentação para fazer a prova.” – diz Vera.

 

 

 

 

Eai? Sentiu essa energia? Então, nos vemos em Ilhabela!

No próximo domingo, acontece a segunda etapa do circuito XTerra Brasil. Mais uma vez com cenário paradisíaca, a prova possui percursos de 3 a 50km. A menor quilometragem é novidade no maior circuito off road e pode ser considerada um convite para iniciantes. Saiba mais!

 


Escrito por

Rachel Magalhães

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM. Apaixonada por aventuras, ama viajar, conhecer novos lugares e estar em contato com a natureza. Faz parte do time da The North Face há nove anos.