Inspiração

O universo da escalada em rocha é composto por diversos segmentos, todos eles extremamente desafiadores. Determinação, sangue-frio, força e concentração, são sinônimos da escalada em fendas. A atleta brasileira Endy Bahia, bateu um papo com o time da The North Face e contou um pouco de sua história dentro dessa modalidade.

 

A escalada em fendas explora linhas naturais da rocha, utilizando proteções móveis que são colocadas e depois removidas, deixando um mínimo impacto no ambiente. É uma escalada mais bruta, dolorida, onde o escalador busca sempre preencher o vazio da fissura para se entalar e progredir na ascensão.

Local de Itatiaia, mantiqueira mineira, Endy teve seu primeiro contato com o esporte aos 17 anos. O Parque Nacional como quintal de casa, fez com que seus olhos sempre brilhassem ao mergulhar na densa natureza presente.

Já a escalada em fendas, conheceu através do amigo Luiz Coslope, sua maior referência no esporte. Nesta época, Endy, então iniciante, passou a se relacionar com um escalador que também adorava e vivia profundamente a modalidade. Foi com ele que aprendeu e evoluiu bastante sua técnica. Porém, o término do namoro trouxe uma grande dúvida para o futuro: “como seguir sem o apoio de uma figura masculina?” – As referências de mulheres escaladoras na região eram quase inexistentes. Endy precisava superar os bloqueios emocionais, especialmente a falta de confiança, que a impedia de assumir a tão desafiadora ponta da corda.

A Atleta se doou completamente! Decidiu investir no esporte. Enfrentou as vias, que até então não arriscava. Conseguiu! Entendeu o tamanho de sua capacidade. Se encantou pelos tão evitados offwidths, tamanho de fenda mais larga, extremamente extenuante e físico: “estou sempre com joelhos roxos e ombros ralados, costumamos dizer que a escalada esportiva é o balé clássico e o offwidth é a luta livre, adoro!”.

Desistir nunca é uma opção, apesar de muitas vezes ter que lidar com os hormônios femininos: “sinto que o segredo para nós mulheres escaladoras é sempre acolher nosso momento de mais fragilidade e aproveitar pra dar tudo de si, quando estamos na potência máxima!”.

Muito mais que rachaduras a serem conquistadas, a escalada em fenda, além de ser sua maior paixão,  também é sua profissão. A atleta ministra cursos de escalada em fenda, guia grupos no Parque Nacional do Itatiaia e recentemente recebeu patrocínios para evoluir ainda mais sua técnica.

Força e performance são seu sobrenome. Endy é movida a aventuras. Hoje em dia, com quase 40 anos, busca aumentar cada vez mais o número de mulheres em rocha através de seu projeto Fissuradas em parceria com a escaladora Renata Leite. O objetivo principal é desmistificar e incentivar a escalada em tradicional e em fenda no Brasil.


Escrito por

Rachel Magalhães

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM. Apaixonada por aventuras, ama viajar, conhecer novos lugares e estar em contato com a natureza. Faz parte do time da The North Face há nove anos.