Esportes Notícias

Hilaree Nelson é uma verdadeira lenda viva. No auge de seus 45 anos, a esquiadora tem feitos impressionantes em seu currículo e não se cansa de superar limites e escrever seu nome da história do ski e do montanhismo. Seu feito mais recente foi ter descido esquiando, ao lado de Jim Morrison, a 4ª maior montanha do mundo: Lhotse, no Himalaia.

Esta não é a primeira vez que esquiadores desbravam o Lhotse, mas Hilaree e Jim foram os primeiros humanos na história a começarem a descida de ski exatamente a partir do cume da montanha, a 8.516 metros de altitude. Com o feito, Hilaree se tornou a única mulher do mudo a descer esquiando mais de uma montanha com mais de oito mil metros de altitude.

Hilaree e Jim optaram por realizar a expedição fora da temporada de escalada.

A expedição teve início no final de agosto, quando o time viajou ao Nepal para iniciar a jornada rumo ao acampamento base do Everest. Para terem mais chances de encontrar neve em boas condições, eles optaram por realizar a expedição fora da temporada de escalada. Em consequência disso eles encontraram algumas dificuldades no caminho. Quando o Everest está “aberto” centenas, às vezes, milhares de pessoas estão na montanha. Isso significa que as estruturas já estão montadas e até mesmo as equipes de apoio e médicos também estão a postos. Neste caso, os participantes desta expedição eram praticamente as únicas pessoas em uma montanha deserta.

Em entrevista à National Geographic, Hilaree contou detalhes da experiência. A atleta disse que o grupo chamava a própria expedição de “Apocalipse Zumbi”, por serem os únicos na montanha. Eles começaram a missão no dia 11 de setembro, quando eles fizeram a cerimônia da montanha. Apenas no dia 12 de setembro foi que eles começaram a subida para o acampamento base, aclimatação e rápida ascensão até o cume, em 30 de setembro.

Hilaree e Jim foram os primeiros humanos na história a começarem a descida de ski exatamente a partir do cume da montanha Lhotse.

A ideia inicial do grupo era chegar ao topo sem usar oxigênio extra, no entanto, como eles estavam com uma janela apertada antes que os ventos ficassem muito fortes, acabaram precisando apelar para o oxigênio. “Quando nós terminamos a face do Lhotse e chegamos ao Couloir, a neve ficou muito pesada e quebradiça, tornando a ascensão muito difícil. Eram dois passos para a frente e um de volta para trás, então, estava levando tempo demais. Nós colocamos o oxigênio – o que foi triste pra mim, mas nós percebemos que de outra forma seria impossível chegarmos ao cume a tempo.”

Chegar ao topo da 4ª maior montanha do mundo e se deparar com aquela imensidão abaixo foi assustador, mesmo para uma das principais atletas de ski em alta montanha do mundo. “Nós chegamos ao cume e havia uma tonelada de neve. Nós colocamos os nossos skis exatamente no topo da montanha. Eu estava muito nervosa e acho que o Jim também estava bastante nervoso, porque a missão tinha exigido muito de nós. Mas, é engraçado, ski é algo tão familiar para nós dois que uma vez que você os coloca no pé o que era nervosismo se transforma em empolgação”, relatou a atleta.

Hilaree se tornou a única mulher do mudo a descer esquiando mais de uma montanha com mais de oito mil metros de altitude. – Foto: Nick Kalisz

Segundo Hilaree, durante a decida eles se depararam com vários tipos de neve e uma inclinação bem grande, principalmente na parte da Face do Lhotse. Mas, neste ponto ela e Jim já estavam mais distantes um do outro, aproveitando cada um a sua própria descida.

 

 

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.