Esportes Notícias

– Karina Oliani, multiesportista patrocinada pela The North Face.

“Expedição Islândia”

Desta vez a médica multiesportista decidiu encarar as temperaturas negativas de um dos lugares menos explorado do mundo.

Junte 1.491 de altitude, um frio de -10 graus, risco de avalanche e um vulcão conhecido como ”a entrada do inferno”.  E ainda tem mais um detalhe… Tinha chances do vulcão entrar em erupção à qualquer momento. Está bom de adrenalina para você, ou quer mais? Esse foi mais um desafio somado ao currículo da Karina Oliani, apresentadora e médica de 32 anos – 22 deles totalmente dedicados aos esportes radicais.

Karina foi gravar um documentário com 4 capítulos para o canal Off em um dos lugares mais contraditórios do mundo, a Islândia. A ilha é tão surreal, que antes da expedição que levou o homem a lua, os astronautas da NASA foram  para lá “treinar” um pouco, pois o solo se assemelha com o que eles iam encontrar por lá.

O lugar foi escolhido a dedo, justamente por todo seu histórico. O vulcão Hekla fica na costa sul da Islândia e é o vulcão mais temido do mundo. Ele é responsável pela maior parte do conteúdo magmático (o espaço sólido da ilha), gerando a Islândia. As autoridades da ilha e do mundo dão atenção especial para ele, pois, se ocorrer erupção pode ser catastrófica. Normalmente o vulcão costuma erudir a cada 8 ou 10 anos, mas quando ela gravou essa trip fazia mais de dez anos que ele não “dava as caras”.

Na expedição ao vulcão Karina foi acompanha por Jón Gallti, o único alpinista local que topou encarar o desafio. Durante a viagem todos os noticiários da cidade divulgaram notas quanto ao volume das atividades sísmicas do vulcão, afirmando que ele de fato estava prestes a entrar em erupção. “Foi excitante, eu nunca escalei um vulcão que pudesse entrar em erupção a qualquer momento! O Jón explicou pra gente que quando você sobe um vulcão prestes a erudir, nós recebemos um aviso 15 minutos antes de tudo acontecer… Esse seria o tempo que a gente teria para se preparar e de algum jeito conseguir descer e se salvar. Pra mim todo esse perigo valia muito a pena!”.

A apresentadora ainda nos contou que teve a oportunidade de passar por dentro de uma das crateras do vulcão, “ela tinha uns 10km  diâmetro, e por incrível que pareça, era o lugar mais seguro para a gente passar e continuar a subida. O mais inacreditável de tudo foi olhar para cima depois de passar pela cratera e ver que a gente chegou ao cume. Foi uma sensação inexplicável completar essa escalada”.

E para fechar com chave de ouro a aventura, Jón e Karina desceram do cume ao pé do vulcão esquiando. “Ao todo foram cinco horas de subida e 30 minutos de descida esquiando! Não tinha ninguém lá, a neve estava intocada, o vulcão era só nosso!”

Para saber mais sobre todas as aventuras da Karina nesse país incrível, fique ligado no Canal Off todas as quartas as 21hs, “Expedição Islândia”, uma produção da produtora Pitaya Filmes e The North Face Brasil.

Reprises QUI 07hs / QUI 02hs/ SEX 18:30/ SAB 10hs/ SAB 22:00/ DOM 16:00/ SEG 09hs/ TER 13:30/ TER 04hs

#NeverStopExploring
www.thenorthface.com.br
Karina Oliani
www.karinaoliani.com.br