Inspiração

Poder aproveitar o máximo da vida é o desejo de quase todas as pessoas. Ter experiências intensas, conhecer novos lugares, mergulhar em outras culturas são apenas algumas das coisas que fazem a vida valer muito à pena. Existem diversas maneiras de fazer isso. Alguns optam por viajar nas férias, outros tiram um ano sabático, existem até aqueles que vendem tudo e saem pelo mundo sem data para voltar.

Alessandro De Franceschi e Maria Eduarda Cardoso formam um casal com ânsia por viver a vida intensamente. Por muito tempo eles aproveitaram todas as férias e tempo livre que tinham no trabalho para viajar. Seguindo esse esquema tradicional, assim como a maior parte das pessoas que têm um trabalho formal, eles conseguiram conhecer 35 países. A vida estava boa assim, mas eles queriam mais, muito mais.

Foi, então, que surgiu a ideia de deixar a carreira de lado por um tempo e mergulhar de cabeça em novos sonhos. Depois de muitos planos, eles chegaram ao plano ideal: viajar de motorhome do Ushuaia até o Alasca. A viagem começou em SP e o roteiro inclui paradas pelos locais mais incríveis das Américas.

Ale e Duda começaram a viagem em janeiro de 2020. | Foto: GetOutside/Arquivo Pessoal

O Ale e a Duda criaram o projeto “Get Outside” e compartilharam com a gente um pouco dessa história e das expectativas para essa grande viagem. Confira abaixo e se inspire nesses dois:

“Essa podia ser mais uma história de pessoas que, insatisfeitas com suas profissões e carreiras, decidiram largar tudo para viajar e viver da sua arte, mas a nossa história não é exatamente essa.

Nós trabalhávamos em dois grandes escritórios de advocacia do Brasil, com carreiras promissoras e salários/bônus que nos tornavam pessoas privilegiadas. Nossos ganhos nos permitiam seguir nossa paixão por viajar e fotografar. Foi com esses ganhos que conhecemos mais de 35 países, investimos em equipamentos de fotografia de primeira linha e tudo mais. 

A cada ano de trabalho vinham 30 dias de férias. A receita que todo trabalhador conhece. E nós fazíamos esses 30 dias virarem um tanto mais com estratégias de acoplar feriados e por aí vai. Outra receita que muita gente conhece.

Nunca fomos infelizes em nossos trabalhos. Dentre os altos e baixos de qualquer atividade, olhávamos para os nossos trabalhos e nossas carreiras com orgulho do que alcançamos até aquele momento e o que teríamos pela frente.

O casal já conhecia 35 países antes de iniciar a viagem pelas Américas. | Foto: GetOutside/Arquivo Pessoal

Porém, sempre passava pelas nossas cabeças se a vida seria aquilo mesmo: 1 ano de trabalho = 30 dias de férias. Teríamos 30 dias ou um pouco mais para ver o mundo, e ver o mundo em 30 dias por ano é pouco para nós. Isso funciona para a maioria das pessoas, mas a gente queria ver mais. Conhecer mais. Sentir mais. E a verdade é que você só tem uma vida. Não existe outra chance. Você tem alguns poucos anos por aqui para poder experienciar esse mundo e criar sua história. E um questionamento sempre vinha em nossas conversas: E quando chegar no fim da vida e olharmos para trás, do que vamos nos arrepender? Certamente nos arrependeríamos de não ter viajado mais e experienciado o mundo ainda mais.

E a decisão de largar carreiras promissoras e bem remuneradas não foi fácil. É mais difícil ‘largar tudo’ quando você coloca muito em jogo. Porém, foi uma decisão que fez muito sentido para nós dois.

Então, decidimos conhecer o mundo em um motorhome. No final de 2018 começamos a planejar um possível ano sabático. Foram horas e horas de pesquisas, conversas e muito planejamento até decidirmos fazer nossa viagem de motorhome. Nesse meio tempo fomos para a África e experimentamos viajar em uma pick-up com barraca no teto, mas a experiência não foi algo que nos encantou para seguirmos por um longo período. Posteriormente alugamos um motorhome em Torres del Paine, no Chile, e aí vimos que era aquilo.

No início de 2019 começamos a buscar o carro ideal, e lá foram muitos meses de pesquisa até encontrarmos o veículo apropriado, definirmos o layout do nosso motorhome e quem seria responsável pela construção. Nós mesmos desenhamos o layout para que o carro nos desse o conforto que procurávamos e as funcionalidades que seriam necessárias para o que queríamos fazer. 

Foi no fim de 2019 que pegamos nosso motorhome e, em meados de janeiro de 2020, partimos de São Paulo. O nosso roteiro é descer até o extremo sul da América Latina, passando pelo litoral Uruguaio até chegar ao Ushuaia, no sul da Argentina. De lá subiremos explorando a Patagônia entre a Argentina e o Chile, passando pelos desertos do Atacama no norte do Chile e o de sal (Salar de Uyuni), no sul da Bolívia. Passaremos pelo Peru, explorando as montanhas, praias e a cultura Inca, seguindo pelo Equador e pela Colômbia, quando cruzaremos para a América Central, em direção ao extremo norte das Américas, no Alaska.

Duda na Patagônia. | Foto: GetOutside/Arquivo Pessoal

Nossa viagem será relatada em foto, vídeo e texto em nosso Instagram, YouTube e blog, em um projeto que já tocamos há mais de 6 anos, chamado GetOutside, que busca viagens e experiências voltadas ao mundo outdoor.

Não sabemos o que vem pela frente e muito menos quem seremos ao final dessa jornada, mas sabemos que, no fim da nossa vida, vamos olhar para trás e vermos que tomamos a decisão certa de viver a vida e ver o mundo de forma intensa.”


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.