Inspiração

Táltos Smith, escalador aos 9 anos, aluno Crux Ecoaventura e louco pela exploração!

Temos visto muitos jovens escaladores se destacando pelo mundo. E o Brasil tem colaborado com alguns nomes e um deles está despontando no Rio de Janeiro.

Seu nome: Táltos Smith.

Carioca, 9 anos, escalador há menos de 2 anos, ele já fez muitas escaladas fora do país, principalmente nos Alpes e tem atacado algumas das vias mais clássicas do Rio.

Já repetiu a Via dos Italianos umas 3 vezes, já fez a Chaminé Stop, via em fendas que muito marmanjo sua para fazer – cume no Pão de Açúcar – e no currículo tem uma das via do Dedo de Deus, a via Maria Cebola.
Somada a elas, já fez K2 no Corcovado e várias vias esportivas em diversos locais.

Filho de húngara com americano, este menino loiro não demonstra a primeira vista o que é capaz de fazer. Mas usa inclusive muita psicologia para superar desafios e trabalhar o medo.

O esporte começou para Táltos em uma festa de família, onde em um parque de arvorismo, subiu uma parede artificial e desde então não parou mais.

No dia que foi a Urca, conheceu um guia da Crux Ecoaventura e em seguida já fazia o curso básico de escalada.

Foi a Foz do Iguassú e desceu um rapel de 55 metros onde normalmente as pessoas desistem ao ver o vazio. Fez antes, porém, todas as vias do local, para provar que apesar do seu tamanho menor que o permitido para as aventuras do parque temático de aventura, ele podia estar ali tão bem quanto qualquer outro. Claro, convenceu e fez tudo que podia.

Hoje, Táltos já guia V grau brasileiro e está trabalhando a via Zona Morta, um oitavo grau, no Campo Escola 2000 da Floresta da Tijuca, Rio de Janeiro.

Hoje ele está alçando voos maiores que nosso curso de escalada, escalando sempre com amigos e colegas de esporte, mas sempre recorre ao guia de montanha Marcelo Crux para aprimorar algum procedimento ou mesmo para um treino mais forte de técnica ou psicológico.

Táltos já tem noção de que é um exemplo para os amigos da escola e crianças de todas as idades. E dá a dica:

“- Acho bacana poder ajudar outras crianças a entenderem que podemos fazer muitas coisas que muita gente acha impossível. Só é preciso acreditar. E também saber lidar com o medo.
Sempre detestei o medo desde pequeno, nunca aceitei. As vezes, nas vias, ele surge, mas você não pode pensar nele. Precisa focar no próximo passo e assim você sempre vaio conseguir. Cada vez que fizer isso, vai superar seu medo.

Siga seus sonhos e acredite em seus pais e professores. Fale com eles as coisas que você quer fazer.”

– Crux Ecoaventura
http://www.cruxecoaventura.com.br/

– The North Face
http://www.thenorthface.com.br [SHOP online]