Notícias

O escalador subiu os 914 metros de El Captain, uma das rochas mais desafiadoras do mundo, sem usar nenhum equipamento de segurança

Alex Honnold é um dos escaladores mais famosos do mundo. O atleta The North Face é conhecido internacionalmente por suas conquistas, mas , principalmente, por ser um atleta que não tem medo. No último sábado (3), ele provou isso mais uma vez, ao escalar uma das rochas mais desafiadoras do mundo sem usar nenhum equipamento de segurança.

O feito foi realizado no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, e a pedra escolhida foi El Captain, com 914 metros de altura. Logo em sua segunda tentativa, Alex Honnold já conseguiu finalizar o desafio. Mas, isso não quer dizer que foi fácil. O escalador se preparou para isso durante mais de um ano, escalando diversas pedras em países e continentes diferentes.

Em novembro de 2016, Honnold fez a sua primeira tentativa para El Captain, mas teve que desistir em pouco menos de uma hora de subida, devido às condições climáticas pouco favoráveis. Dessa vez, ele contou com todas as condições perfeitas, tanto no que diz respeito ao clima, como ao seu próprio preparo físico e mental para encarar esse desafio gigante.

A subida começou às 5h32 e 3 horas e 52 minutos depois ele alcançou o topo da pedra. Todo o trajeto foi registrado pela National Geographic, que considera que este pode ter sido o maior feito da história do esporte. Para se ter noção do tamanho do feito de Alex Honnold, a via escolhida por ele é extremamente difícil e, segundo a NatGeo, é comum que escaladores que a completem com todos os equipamentos de segurança virem notícia. Imagine, então, completar o percurso totalmente livre?

O feito foi comemorado por escaladores do mundo inteiro, que exaltaram a importância dessa conquista e, acima de tudo, a habilidade de Honnold em conseguir controlar o medo, fato, inclusive, já estudado por neurocientistas. Sobre o assunto, o escalador apenas disse: “Na escalada livre eu sei que estou em perigo, mas sentir medo enquanto eu estou lá em cima não vai me ajudar, de qualquer forma”. Com esse pensamento, talento e toda a habilidade física e mental necessária para quebrar recordes e os maiores desafios do mundo, Alex Honnold marca mais uma vez o seu nome na história do esporte.