O monte Everest é a montanha mais alta do mundo. Localizado na cordilheira do Himalaia, ele sempre gerou polêmica entre os países responsáveis por seu território: China e Nepal. Entre outras divergências, as autoridades não concordavam com a altura oficial da montanha. O Nepal considerava que o Everest tinha exatamente 8.848 metros de altura, conforme medição indiana realizada em 1954, e o governo chinês acreditava que a altura oficial era de 8.844,43 metros. A polêmica finalmente acabou e ambos chegaram à conclusão de que a verdadeira altura do Everest é de 8.848,86 metros.
A medição foi realizada recentemente a partir de dados coletados por duas missões distintas, uma chinesa e uma nepalesa, cada uma avaliando por um lado da fronteira e de forma independente. Conforme noticiado pelas agências internacionais, a maior preocupação dos especialistas durante as medições era de que devido ao grande terremoto ocorrido em 2015 a montanha tivesse perdido altura.
O resultado foi uma grata surpresa, comprovando que a montanha não teve perdas significativas nos últimos anos devido ao terremoto e é ainda mais alta do que se imaginava, mesmo que apenas alguns centímetros.
A informação também é um marco para China e Nepal, que anunciaram juntos o resultado em uma cerimônia virtual, selando um trato de amizade entre as duas nações.