Notícias

Nesta terça-feira (29), o nepalês Nirmal Purja fez o que o mundo inteiro achava ser impossível: ele escalou todas as 14 montanhas com mais de 8 mil metros de altitude em pouco mais de seis meses. No início do ano, o nepalês, ex-soldado das tropas de elite britânicas, anunciou o que ele chamou de “Project Possible”, cujo intuito era fazer todas as “8mil+” dentro de sete meses. A ideia atraiu olhares do mundo inteiro, gerou críticas e incredulidade, mas ao escalar o Shishapangma ele fez história e mostrou que sua “loucura” era realmente possível.

A temporada de escalada de Nirmal, ou Nims como é conhecido nas redes sociais, teve início em 23 de abril, no Annpurna. Em apenas um mês, ele já havia somado outros cinco cumes à sua lista: Dhaulagiri, Kanchenjunga, Everest, Lhotse e Makalu, finalizando a primeira fase do projeto.

Nirmal Purja escalando o Lhotse. – Foto: Nirmal Purja/Reprodução

A segunda etapa foi composta pelas montanhas do Paquistão: Nanga Parbat, Gasherbrum 1, Gasherbrum 2, K2 e Broad Peak. Todas essas ascensões foram realizadas em um período de apenas 23 dias. Os montanhistas brasileiros, Karina Oliani, Maximo Kausch e Moeses Fiamoncini, inclusive, tiveram a oportunidade de encontrar Nirmal e sua equipe durante os dias em que estiveram no K2 e comprovaram que o nepalês estava extremamente bem preparado física e mentalmente para completar o desafio a que se propôs.

Para finalizar o projeto faltavam apenas 3 montanhas: Cho You, Manaslu e Shisha Pangma, que apesar de ser a mais baixa entre as 14, foi a mais burocrática e difícil de ser acessada.

Mesmo tendo sido alvo de críticas, principalmente pelo fato de usar oxigênio complementar durante as escaladas, Nirmal bateu um recorde que dificilmente será quebrado novamente. Foram necessários apenas 6 meses e 6 dias para que todas as montanhas acima de 8 mil metros de altitude fossem conquistadas por ele. Antes do nepalês, o recorde registrado pertencia ao coreano Chang Ho Kim, que levou 7 anos e 10 meses para completar as 14 montanhas.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.