O Parque Nacional do Caparó, localizado entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, está fechado por tempo indeterminado. Por consequência das intensas chuvas que atingiram a região nos últimos meses, o órgão que administra a unidade de conservação, o ICMBio, decidiu proibir a entrada para não colocar os visitantes em risco.
Conforme informado no site oficial do Parque, ocorreram deslizamentos de barreiras, quedas de árvores, além de pontes e estradas danificadas. Diante deste cenário, ocasionado pelas fortes chuvas, o ICMBio consideta que o parque não tem condições de receber visitantes com a estrutura necessária para que as atividades sejam realizadas de forma segura.
O Parna Caparaó ocupa uma área de 31,8 mil hectares e, além de ter uma grande representatividade nacional por sua riqueza natural e ser uma importante unidade de conservação da mata atlântica, o parque também abriga o Pico da Bandeira, que é o terceiro ponto mais alto do Brasil, com 2.892 metros de altitude.
O parque possui diversas trilhas e quatro áreas para acampamentos, equipadas com banheiros, mesas, bancos e churrasqueiras.
O ICMBio ainda não tem previsão de quando a unidade será reaberta para visitação.