Notícias

Os feitos extraordinários de Karina Oliani no mundo do montanhismo são muito conhecidos e ela nunca cansa de surpreender. Entre outras coisas, a médica e montanhista foi a primeira sul-americana a alcançar o cume do Everest pelas duas faces e neste ano acrescentou mais uma conquista importante à sua já enorme lista: chegar ao topo do K2, uma das montanhas mais perigosas do mundo. A expedição, feita junto com Maximo Kausch, aconteceu em julho de 2019 e agora uma série de registros inéditos dessa viagem foram apresentados em uma reportagem veiculada no Esporte Espetacular.

O vídeo mostra todas as dificuldades do grupo em passar por estradas precárias no Paquistão, trilhas perigosas, tempestades de neve e muito mais.  A reportagem retrata bem os perigos que a segunda maior montanha do mundo oferece e como é necessário estar bem preparado física, técnica e emocionalmente para chegar ao cume de um local tão inóspito e selvagem quanto o K2.

Karina Oliani em ciclo de aclimatação. | Foto Arquivo Pessoal

O clima costuma ser o grande vilão no K2. A grande quantidade de neve acumulada e as tempestades imprevisíveis já impediram muitos montanhistas de chegar ao cume mesmo estando muito perto. Neste ano não foi diferente. Na primeira tentativa de ataque ao cume, todos os alpinistas que estavam na montanha foram obrigados a descer de volta ao Acampamento Base mesmo estando a menos de 600 metros do topo.

Devido a esse recuo, seguido de um acúmulo de neve, a maior parte dos montanhistas desistiu. Karina Oliani fez parte do seleto grupo de alpinistas que decidiram tentar novamente e conseguiram aproveitar o último dia da janela de cume. O risco que eles correram, principalmente por fazer a subida com o corpo desgastado, valeu a pena. No dia 25 de julho de 2019 ela conquistou o k2.

Clique aqui e assista à reportagem na íntegra.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.