Destinos

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é o destino perfeito para quem quer misturar aventura com muita história e cultura. Localizado em Minas Gerais, o Peruaçu possui 56.400 hectares por onde estão espalhadas muitas trilhas, mirantes, cavernas e sítios arqueológicos. O Parque tem atrativos e roteiros para os iniciantes e também para os aventureiros que estão em busca de trilhas mais intensas.

Administrado pelo ICMBio, o Peruaçu possui condutores treinados para garantir a segurança e compartilhar conhecimento sobre todos os fatos históricos e geológicos que a área reserva. Aliás, para aproveitar o parque é necessário fazer agendamento prévio e todos os grupos precisam ser acompanhados com um guia local.

O parque pode ser visitado durante todo o ano, mas a paisagem muda drasticamente de acordo com a estação. Durante os meses de novembro a abril, por exemplo, chove mais na região, por isso a paisagem fica bem verde. Já no período que vai de maio a outubro a floresta fica mais seca e paisagem muito mais cinza.

Foto: Fernando Tatagiba/ICMBio – Flickr/Creative Commons

Atrações

A Gruta do Janelão é o principal atrativo do Parque. A caverna recebe os visitantes com um enorme paredão rochoso. É lá também que está localizada a maior estalactite do mundo, conhecida como Perna da Bailarina. Para chegar até a Gruta do Janelão é preciso encarar uma trilha curta, de apenas 4,8km (ida e volta), mas de nível de dificuldade semipesado.

Outro ponto turístico importante é a Trilha do Arco do André. Este roteiro exige mais preparo físico. Apensar de ter 8km de distância (ida e volta), quem faz essa trilha se depara com terrenos bastante acidentados e trechos que exigem bom condicionamento físico. Mas, todo o esforço compensa. As rochas de calcário fazem com que os rios tenham água em um lindo tom verde esmeralda, sem contar com a imersão no bioma local e a possibilidade de encontrar diferentes animais na trilha, muitos deles ameaçados de extinção.

Para quem está em busca de aventuras mais leves, o Caminho da Lapa do Boquete é uma excelente oportunidade de se conectar com a história. É lá que está o sítio arqueológico mais estudado do parque. As pinturas rupestres estão em perfeito estado de conservação e ainda é possível visitas escavações arqueológicas e muito mais.

Foto: Fernando Tatagiba/ICMBio – Flickr/Creative Commons

Como chegar?

Para chegar ao Parque Nacional Cavernas do Peruaçu as duas opções são carro ou ônibus. Para quem vai de avião, o aeroporto mais próximo está na cidade de Montes Claros, MG. A sede do parque fica na Comunidade do Fabião 1, às margens da BR 135, mais precisamente na altura do quilômetro 155.

Quer saber mais sobre esse parque? Clique aqui.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.