caminhodafe

O Caminho da Fé é um roteiro brasileiro que liga a cidade de Águas da Prata, em SP, a Aparecida do Norte. São quase mil quilômetros separando as duas cidades e uma rota que mescla serras com estradas vicinais, trilhas, bosques, asfalto e, como não poderia ser diferente, uma boa dose de fé.

O roteiro nacional foi inspirado no famoso Caminho de Santiago da Compostela, na Espanha, e existe oficialmente desde 2003. Nos dias que antecedem o feriado de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, o movimento pela rota é maior. Mas, durante todo o ano, peregrinos, aventureiros e ciclistas percorrem o trajeto buscando uma maior conexão com a natureza e com si mesmos.

Assim como ocorre no Caminho de Santiago, ao longo do Caminho da Fé os viajantes também são guiados por sinais um tanto rústicos. Na versão brasileira, foram escolhidas setas amarelas dispostas a cada dois quilômetros e que às vezes são apenas pintadas em um poste ou tronco. Ao passarem pelas pequenas cidades, os aventureiros podem conhecer diferentes culturas, interagir com as comunidades locais e vivenciarem uma imersão total com o próprio corpo e com o ambiente que o cerca.

Como um dos grandes intuitos desta viagem é proporcionar reflexões e reforçar a fé dos peregrinos, a indicação é completar o roteiro da maneira mais simples possível. O mapa completo tem 990 km de extensão e é possível se aventurar em versões diferentes da viagem, partindo de um dos 6 pontos iniciais, localizados nas cidades de: Águas da Prata, Sertãozinho, Mococa, São Carlos, Aguaí, Tambaú e Caconde. Independente do ponto inicial, o destino é sempre o mesmo.

Um dos maiores desafios deste roteiro é a altimetria. No trecho entre as cidades de Luminosa e Campos do Jordão, por exemplo, os viajantes chegam a 1.800 metros de altitude, caminhando entre serras. Depois disso, os próximos 50 km até Pindamonhangaba são muito mais baixos, a pouco mais de 500 metros do nível do mar. Daí até o fim, em Aparecida do Norte, são apenas mais 22 quilômetros praticamente em uma reta.

Toda a diversidade do Caminho da Fé faz com que esta rota seja desejada, não apenas por seus fins religiosos, mas também pela experiência que ela possibilita. Por isso, ela é uma ótima opção para viagens de aventura feitas a pé ou de bicicleta.

No site da Associação dos Amigos do Caminho da Fé é possível encontrar todos os detalhes sobre o roteiro da viagem, dicas de hospedagem, pontos turísticos, desafios do caminho e o mapa completo da rota. Clique aqui para acessar todas as informações.

 

 

 

 

Escrito por Thaís Teisen
Thaís Teisen é jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.