Curiosidades

Se você está em busca de um cérebro saudável, comece investindo no seu preparo físico. Um estudo realizado por um grupo de pesquisadores da Kings College London analisou durante dez anos a relação entre a força das pernas e o funcionamento do cérebro, identificando uma relação diretamente proporcional entre eles.

A equipe liderada pela doutora Claire Steves passou dez anos estudando uma amostra de 300 pacientes. Para que as diferenças pudessem ser observadas com mais exatidão, o grupo era formado apenas por irmãs gêmeas, com idades entre 43 e 73 anos.

Para que as análises físicas fossem feitas, os pesquisadores contaram com um aparelho de musculação adaptado, para mensurar a força e a velocidade dos movimentos das pernas. Os testes cerebrais foram feitos com base em avaliações de habilidades cognitivas e a capacidade individual para processar novas informações.

Após uma décadas de estudos, o resultado foi de que os participantes com pernas mais fortes foram mais capazes de manter a saúde mental durante todo o período de pesquisa. Quanto mais fortes eram as pernas, melhores eram as habilidades cognitivas e menores eram as chances de mudanças cerebrais relacionadas à idade.

Apesar de a pesquisa usar as pernas como referência, isso não significa, no entanto, que apenas os membros inferiores devam ser trabalhados nas atividades físicas, visando uma melhora mental. A escolha pelas pernas como base para o estudo deve-se ao fato de que a região concentra grandes músculos que ajudam a determinar com mais facilidade a capacidade física de cada paciente.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.