Curiosidades

Estar sempre em movimento faz bem para a saúde em todos os aspectos. Além de colaborar para uma melhora nos índices de pressão alta, alterações no colesterol, estresse, entre outras coisas, as atividades físicas têm relação direta com as atividades cerebrais. Esse assunto é tema de pesquisas em diversas partes do mundo e a conclusão é sempre muito semelhante: exercícios físicos ajudam a deixar o cérebro mais jovem.

  • Atividades cognitivas

As habilidades cognitivas são aquelas diretamente ligadas ao processo de aquisição de conhecimento, como o raciocínio lógico, memória, pensamento, entre outras atividades executadas pelo cérebro. Um artigo feito por pesquisadores norte-americanos e publicado no Neural Clinical Practice mostra que os exercícios físicos estão diretamente relacionados à performance cognitiva. Para o estudo, os cientistas avaliaram 100 participantes e mensuraram as atividades cognitivas dessas pessoas em períodos com e sem atividade física. A conclusão foi de que tendo, pelo menos, 52 horas de atividade física ao longo de seis meses, melhora o desempenho cognitivo de todas as pessoas, desde jovens até idosos. A prática esportiva não importa, e pode ir desde o Tai Chi Chuan e yoga, que conectam corpo e mente, até as atividades aeróbicas ou de força. Apesar de o declínio nas atividades cognitivas ser mais comum na velhice, os pesquisadores perceberam que o cérebro perde desempenho mesmo entre os jovens quando a rotina não inclui atividade física.

  • Felicidade

A felicidade também está diretamente ligada ao cérebro e, portanto, também pode ser influenciada pelas atividades físicas. Distúrbios como depressão e ansiedade são agravadas em pessoas sedentárias. Para entender melhor como a atividade física agia no cérebro no combate a essas doenças, um estudo norte-americano fez um experimento com 48 mil pessoas que faziam exercícios físicos de baixa e alta intensidade, como caminhadas e corridas. O que se identificou é que quanto mais intensos e regulares são os exercícios, mais efetivos eles são no combate à ansiedade e depressão. Alguns especialistas, inclusive, acreditam que as atividades físicas podem influenciar mais o humor das pessoas do que as drogas.

  • Eficiência cerebral

Quem se exercita precisa fazer menos esforço mental para realizar diferentes tarefas. Essa foi a conclusão a que os pesquisadores da Universidade de Tsukuba, no Japão, chegaram. Para que este resultado fosse obtido, os cientistas fizeram testes com 60 japoneses voluntários, com idade entre 64 e 75 anos que não apresentavam sinais de nenhum tipo de doença cerebral. Durante a pesquisa, os participantes tiveram o cérebro monitorado enquanto realizavam diferentes tarefas. Os pesquisadores identificar que os participantes com melhor preparo físico apresentaram atividade cerebral mais localizada, como é comum acontecer em cérebros jovens. Normalmente, pessoas idosas tendem a ter atividade cerebral mais espalhada, o que demanda muito mais esforço para realizar as mesmas tarefas. Com os resultados, os cientistas comprovaram que as atividades físicas deixam o cérebro mais eficiente.

  • Sensibilidade à alegria

Fazer exercícios também deixa as pessoas mais sensíveis a sentirem prazerem como a alegria, tudo isso graças à dopamina que é liberada no organismo enquanto o corpo está em movimento. Essa é uma das teorias defendidas pela psicóloga especializada em saúde, Kelly McGonigal, em seu livro “A alegria do movimento”. Com o passar dos anos é comum que os níveis de receptores de dopamina no organismo caiam. Mas, em um experimento que durou oito semanas, os participantes que participaram de um programa de treinamento que continha caminhadas, corridas e alongamentos, demonstraram um aumento considerável nos níveis de receptores à dopamina. Essa, segundo a pesquisadora, é uma solução eficiente também para os tratamentos com dependentes químicos e pessoas com comportamentos depressivos.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.