Curiosidades

A Appalachian Trail é uma das trilhas de longa distância mais famosas dos EUA. São, em média, 3.500 quilômetros de extensão, passando por 14 estados norte-americanos. A trilha começou a ser planejada em 1921 e apenas em 1937 foi concluída. Desde então, todos os anos a trilha recebe milhões de aventureiros. Mas, a maior parte deles faz apenas alguns trechos da trilha. Completar a Appalachian Trail é uma missão que exige tempo, preparo físico e bastante experiência. Essas dificuldades acabam limitando a experiência a poucas pessoas. Mas, um aplicativo promete tornar a Appalachian Trail mais popular e acessível a pessoas em qualquer lugar do mundo.

appalachian trail3
Foto: Jonathan Riley/Appalachian Trail Conservancy

Como contado na reportagem da Revista Outside, a ideia surgiu a partir de uma brincadeira no trabalho. Um grupo de amigos em Chicago começou a se questionar qual dos integrantes conseguiria finalizar primeiro uma viagem a pé entre Ann Arbor, no Michigan, e Chicago (Illinois). Como ninguém pegaria uma mochila e sairia andando do escritório por dias, a ideia era somar a quantidade de passos dados diariamente e fazer uma simulação com base na distância entre as duas cidades.

Com o desafio dado, uma das funcionárias resolveu pedir ao filho que criasse um aplicativo que tornasse a medição mais fácil. Esse foi, literalmente, o primeiro passo para que a brincadeira se transformasse em algo maior. John Zacconi era o filho em questão. Além do posto na família, ele também é programador e durante o período em que esteve na faculdade teve a oportunidade de fazer alguns trechos da Appalachian Trail. Assim, enquanto pensava na ferramenta que a mãe precisava, ele acabou associando a ideia do escritório às suas experiências outdoor. O resultado foi o “Walk The Distance”.

appalachian trail2
Foto: Benjamin Hays/Appalachian Trail Conservancy

Ao invés de mensurar quanto tempo as pessoas levariam entre duas cidades, John aplicou a ideia à distância que os trilheiros que completam a Appalachian Trail precisam caminhar. Basicamente o que o aplicativo faz é utilizar a ferramenta de monitoramento de passos que já existe no celular e simular qual seria a distância percorrida pelo usuário caso ele estivesse se aventura.

O mais legal é que a experiência é interativa. Ao contabilizar a distância equivalente na trilha, os participantes têm acesso às informações sobre os percursos, se deparam com fotos sobre o locais onde estariam caso estivessem de verdade na trilha, conhecem os pontos de apoio e de descanso, entre outras coisas.

A expectativa é de que o aplicativo funcione para dois fins bem específico: estimular as pessoas a caminharem mais e mostrar a elas outras opções além das cidades. Através da ferramenta, a trilha fica mais conhecida e a chance de pessoas que a percorrem virtualmente terem vontade de expandir a experiência para o mundo real também é maior.

Segundo cálculos realizados por John, uma pessoa que anda, em média, dez mil passos por dia, levaria 440 dias para percorrer a Appalachian Trail completa, isso sem considerar os desafios dos terrenos e a inclinação. Mesmo assim, o aplicativo já proporciona uma experiência bem interessante entre os participantes e pode ser usado em grupos para motivar as pessoas a caminharem mais em disputas entre si.

Até o momento, o aplicativo conta com 2.000 inscritos. O número já é bem próximo da quantidade de trekkers que completam a trilha anualmente, uma média de 2.200 pessoas.

Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas para iOs, mas o criador já está desenvolvendo uma versão para Android e também está pensando em outras trilhas que poderiam ser incluídas entre as opções do app. O próximo desafio é criar a trilha virtual para outro roteiro muito famoso em todo o mundo: a Pacific Crest Trail.

appalachian trail
Foto: Jeffrey Stylos / Appalachian Trail Conservancy

Clique aqui para saber mais e baixar o app.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.