Curiosidades Inspiração

A sustentabilidade está em nosso DNA. Desde o nosso início da nossa história, lá na década de 60, Douglas Tompkins já tinha os três pilares: responsabilidade social, ambiental e econômica, como premissa básica para todo o desenvolvimento do negócio, mesmo que essa palavra ainda nem fosse utilizada na época. Mais de 50 anos se passaram e esse conceito está cada vez mais presente em tudo o que fazemos.

Todas as etapas de nosso trabalho, desde a produção até a parte administrativa, se baseiam nos conceitos de sustentabilidade. Durante o decorrer das últimas décadas nós nos comprometemos em incentivar as pessoas a saírem de suas zonas de conforto para viverem experiências outdoor e a cuidarem da natureza. Para fazer a nossa parte, nós protegemos os locais onde operamos e vivemos. Isso significa que, desde a fase de produção até a administração de nossos negócios, tudo é feito tendo o cuidado ambiental e social como prioridade.

Afinal, o que é sustentabilidade?

Nós já usamos bastante essa palavra aqui e você certamente já a ouviu nas mais diversas conversas e situações. Mas, será que você sabe realmente o que isso significa?

O conceito de sustentabilidade como nós conhecemos hoje começou a ser desenhado na década de 70, quando o Relatório de Brundtland diz que o uso dos recursos naturais deve ser feito de forma sustentável para que seja possível “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas”.

Sustentabilidade é uma premissa baseada em três pilares: social, ambiental e econômico. Isso significa que para um negócio ser considerado sustentável, é preciso que esses três tópicos estejam em equilíbrio. Não é possível alcançar o desenvolvimento pensando apenas nas questões ambientais, por exemplo, pois isso pode prejudicar a economia. Também não é possível pensar somente no lado econômico, já que essa decisão tende a prejudicar as comunidades e o meio ambiente. Portanto, a chave para alcançar a sustentabilidade é, de fato, ter como base para todas as tomadas de decisões a preocupação com os três pilares.

Então, o que a The North Face faz para ser sustentável?

Para ficar mais fácil, nós vamos dividir esse assunto em alguns tópicos. Assim, você conseguirá visualizar melhor as etapas do nosso negócio e como nós estamos fazendo a nossa parte para deixar um bom legado para as gerações futuras e minimizarmos ao máximo o impacto ambiental de toda a nossa cadeia.

Comunidades

O nosso legado social está diretamente ligado às comunidades envolvidas em nossa área de atuação e isso vai desde guias de montanha, funcionários, clientes e até os nossos seguidores nas redes sociais. Em todas as nossas esferas de atuação, as nossas equipes se esforçam muito para oferecer o suporte necessário para que atletas e amantes da natureza tenham o que precisam para continuar aproveitando ao máximo a vida lá fora.

Para que isso aconteça, nós nos envolvemos com projetos sociais, apoiamos ações que incentivem a prática de esportes ao ar livre e organizações diversas de cuidado ambiental e, acima de tudo, produzimos conteúdos educacionais e informativos que ajudam a disseminar materiais de qualidade e que contribuem para o desenvolvimento intelectual, social e humano de todas essas pessoas.

Meio ambiente

Como somos uma indústria, é inevitável que o nosso maior impacto ambiental esteja associado à nossa linha de produção. Mas, a nossa prioridade em todos esses anos tem sido utilizar as melhores tecnologias para disponibilizar produtos de extrema qualidade e muito duráveis, além de atentarmos a todas as matérias-primas usadas no processo de fabricação.

As nossas equipes de desenvolvimento estão constantemente em busca de soluções mais eficientes para reduzirmos o nosso impacto no mundo. Nós já temos uma série de produtos feitos com materiais reciclados, evitamos produtos químicos que possam prejudicar os recursos hídricos, aplicamos soluções para economia de água e energia.

Nós fizemos alguns posts com mais detalhes sobre essas medidas e você pode se aprofundar nos temas através dos links abaixo:

Além das soluções aplicadas em nossa linha de produção, nós acreditamos que é responsabilidade nossa preservar a natureza, já que é ela que nos proporciona incontáveis aventuras. Assim, nós apoiamos organizações e projetos de conservação ambiental e integramos alianças globais junto a diversas outras marcas e autoridades em meio ambiente para promover conscientização, cobrar ações políticas de preservação e fomentar o cuidado com o meio ambiente em todas as esferas.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.