Dicas

Além de ser a montanha mais alta do mundo, o Everest também é objeto de desejo de muitos aventureiros. Mesmo quem não tem a pretensão de chegar ao cume do planeta, já pensou em fazer o trekking que leva ao base camp do Everest, uma trilha magnífica e cheia de história. No entanto, a pouca estrutura local, aliada à baixa conscientização dos turistas que visitam Kathmandu e a região do Sagarmatha National Park, acabam gerando impactos ambientais que ficam para sempre. Para minimizar esse problema e evitar que ele se prolongue pelos anos futuros, a apresentadora Mariana Britto, junto com o empresário e ambientalista Caio Queiroz, criaram um Guia de Comportamento Responsável na Montanha.

O material foi desenvolvido a partir da experiência que a dupla, juntamente com o guia Carlos Santalena, tiveram neste trekking na temporada de 2019. No entanto, apesar de trazer dados relevantes sobre a região, cultura e uma série de dicas, o guia também levanta assuntos que podem ser replicados em trilhas de qualquer lugar do mundo, inclusive no Brasil.

Na hora de arrumar as malas para uma viagem de aventura é preciso ter sempre em mente que nós somos os visitantes na natureza e tudo o que existe ali merece respeito. Portanto, faz parta da nossa responsabilidade causar o menor impacto possível antes, durante e depois de qualquer trekking ou aventura.

A ideia da dupla Caio e Mariana é que o guia alcance o maior número possível de pessoas que se interessam pelas trilhas do Nepal e por outras pelo mundo, além das próprias agências responsáveis pelos turistas que visitam a região.

Foto: Mariana Britto

“Nosso intuito é alcançar o maior número de pessoas possível para conseguirmos ajudar a promover realmente uma transformação no local e reduzir esse grande volume de lixo. E isso só vai melhorar realmente se os turistas e os trekkers ajudarem não deixando nenhum impacto negativo para trás”, explica Mariana Britto.

Foto: Mariana Britto

Clique aqui e baixe gratuitamente o seu Guia de Comportamento Responsável na Montanha.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.