Curiosidades Dicas

Não é de hoje que a prática de exercícios físicos é considerada uma das causas da longevidade e da saúde. Mas, ao contrário do que se imagina, não é necessário fazer atividades de alta intensidade para sentir esses benefícios. Um estudo divulgado recentemente no Jornal Britânico de Esportes e Medicina comprovou que as caminhadas diárias podem reduzir a incidência de diversas doenças e ainda aumentar a expectativa de vida.

Segundo os pesquisadores, conforme descrito no estudo e publicado na revista norte-americana Outside: “Andar até o trabalho, até as lojas locais e o simples ato de colocar um pé em frente ao outro de forma ritmada é tão natural aos seres humanos quanto respirar, pensar e amar.” Para entender melhor a relação das pessoas com a caminhada e a influência da prática na vida e na saúde, os especialistas contaram com 50 mil homens e mulheres de diferentes idades.

Não foram incluídos na pesquisa pessoas que já possuíam doenças cardíacas antes do experimento começar. Os participantes com enfermidades pré-existentes também foram analisados separadamente. Dentro desses grupos, os cientistas ainda avaliaram o ritmo de cada pessoa e relacionaram com a idade e condicionamento físico, para entender quanto a atividade realmente demandava de esforço físico. Com a combinação desses dados, relacionando-os a outros estudos, os pesquisadores concluíram que manter um ritmo confortável de caminhada ou “trote” pode reduzir em 24% os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e em 20% as causas de mortalidade.

trilha_nova_zelandia
30 minutos de caminhada por dia já fazem uma diferença enorme na saúde.

Um dos dados já havia sido confirmado em outro estudo publicado no início deste ano no Jornal Americano de Medicina Preventiva, realizado a partir de um experimento com 140 mil pessoas. Nesta ocasião, os cientistas envolvidos na pesquisa identificaram que ao caminhar rápido por, pelo menos, 150 minutos semanais, todas as causas de mortalidade relacionadas à saúde são reduzidas em 20%.

Essas informações mostram que se a busca é apenas por qualidade de vida, as caminhadas periódicas de, pelo menos, 30 minutos, já são mais do que suficientes para te ajudar a atingir o objetivo de uma vida mais saudável e longa.

 

 

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.