Curiosidades Esportes

Se você está precisando de uma dose extra de criatividade ou tem dificuldades em resolver problemas na vida pessoal ou profissional, talvez uma solução simples seja sair para fazer uma caminhada. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Stanford, nos EUA, fez testes para avaliar como essa atividade física de baixa intensidade e tão natural ao ser humano poderia influenciar o cérebro e o resultado foi muito animador.

Durante o experimento, os cientistas colocaram os participantes expostos a diferentes combinações de atividades, como: fazer o teste antes de caminhar, fazer o teste após a caminhada, realizar o teste sem fazer nenhum movimento, caminhar ao ar livre, caminhar em esteira e até mesmo realizar testes de criatividade enquanto caminhavam. A ideia era entender como essa atividade física influenciaria a capacidade cognitiva, a memória e os pensamentos criativos dos integrantes.

Assim como a variedade nos testes foi grande, as descobertas também apresentaram diversos benefícios. O estudo levanta a questão de que existe uma diferença importante entre realizar uma atividade de alta intensidade, como a corrida, e a caminhada que é essencial para desenvolver a criatividade: quando estamos andando, o movimento é natural, assim não é necessário que o nosso cérebro faça um grande esforço para conciliar essa atividade com outras.

Já que o cérebro não trabalha tanto focado no movimento das pernas, é possível divagar em pensamentos, o que caracteriza uma situação multi-tarefas, que é um dos fatores considerados fundamentais para melhorar a criatividade e a memória.

Além de incentivar o cérebro a fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, os cientistas explicam que esses benefícios não necessariamente estão conectados apenas ao movimento das pernas, mas sim às mudanças biológicas e alterações químicas que isso proporciona ao corpo.

Outra descoberta interessante é que os benefícios da caminhada são sentidos por pessoas que andam na natureza, em ambientes abertos nas cidades, mas também em esteiras. Nas caminhadas em ambiente interno os resultados em termos de criatividade foram associados à falta de distrações extras no “caminho”. Durante os testes, os pesquisadores até avaliaram o desempenho mental dos participantes enquanto caminhavam, usando esteiras com mesa de apoio. Em todos os casos, a caminhada se mostrou efetiva. A melhora na criatividade foi identificada durante as caminhadas e também nas atividades paradas que seguiram às sessões.

Como uma das muitas conclusões, os cientistas identificaram que as caminhadas afetam diretamente o percentual de atividades associadas às memórias, que ajudam as pessoas a terem novas ideias. Segundo eles, enquanto as pessoas andam existem menos conflitos entre diferentes memórias, o que proporciona maior clareza e incentiva novas ideias.

Quer ver o estudo completo? Clique aqui.

Para o dia a dia

Você já cogitou ir ao trabalho caminhando ou fazer pelo menos parte do seu percurso a pé? Além de ser uma boa atividade física, esse pode ser o incentivo que o seu cérebro precisa para que você seja mais criativo e tenha mais disposição para encarar os desafios.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.