Curiosidades Dicas

Nós já falamos sobre esse assunto algumas vezes por aqui, mas nunca é demais relembrarmos como as atividades físicas podem influenciar positivamente os mais diversos aspectos do organismo. Em seu livro, “Spark: The Revolutionary New Science of Exercise and the Brain”, o psiquiatra e pesquisador de Harvard John Ratey explica como os exercícios podem ajudar as pessoas a ficarem mais “inteligentes”. Para isso, no entanto, existem algumas técnicas e métodos que precisam ser seguidos.

Os pontos sugeridos pelo pesquisador norte-americano não são muito complexos e, para quem já possui uma rotina ativa, podem ser aplicados com algumas simples adaptações nos treinos. O jornalista Brad Strulberg, da revista Outside, separou 4 dessas dicas e nós nos inspiramos nelas para que você também consiga aproveitar ao máximo o desenvolvimento mental que o esporte pode lhe proporcionar. Confira abaixo quais são esses “gatilhos”:

.1 Tente conciliar outras tarefas com a atividade física

Muitas vezes durante o treino o nosso corpo entra em um estado tão automático de movimentos, que facilmente conseguimos esvaziar a mente e até entrar em um estado de meditação. Isso é ótimo e nós também já falamos sobre os benefícios dessa prática (clique aqui para relembrar). No entanto, uma sugestão é variar esses momentos de “mindfulness” com outros de super estímulo. Aplicar essa ideia de multitarefas é simples, mas você aproveitar enquanto se movimenta para fazer alguma outra atividade que lhe demanda bastante atenção. Uma opção é conciliar um pedal com a leitura de um livro, por exemplo. Os pesquisadores identificaram que quando duas atividades que exigem atenção são realizadas juntas, fica muito mais fácil serem realizadas separadamente depois.

.2 Comece cedo

Não é “conversa” a história de que treinar de manhã faz o dia render mais. De acordo com John Ratey, são necessários apenas 35 minutos de exercícios aeróbios na parte da manhã para que os compostos neuroquímicos do cérebro sejam equilibrados e o funcionamento cognitivo seja melhor durante todo o dia. Os 120 minutos que seguem a atividade física são os mais produtivos. Então, se você quer que o seu dia no trabalho seja eficiente, comece apostando em um treino na parte da manhã.

.3 Pratique modalidades que exijam mais do seu cérebro

Alguns esportes demandam muito do corpo, mas ao mesmo tempo também exigem um planejamento estratégico, coordenação, atenção, entre outras coisas. Trilhas, tênis, vôlei, mountain bike são apenas alguns dos esportes com essas características. De acordo com o especialista, quando o cérebro é estimulado por essas atividades ocorre um fenômeno chamado de neurogênese, em que surgem novas células cerebrais, deixando a pessoa mais inteligente em longo prazo.

.4 Uma simples caminhada pode ativar a sua criatividade

Se você precisa de um estímulo em sua criatividade, saia para uma caminhada. Não é necessário andar por muito tempo. Um estudo feito na Universidade de Stanford identificou que após 15 minutos de caminhada já é possível perceber melhorias significativas no funcionamento do cérebro, principalmente no que diz respeito à criatividade. A explicação ainda não é muito concreta, mas os pesquisadores acreditam que o ato de caminhar envolve a coordenação motora e acaba estimulando a área do cérebro responsável pelo pensamento linear, proporcionando mais capacidade criativa.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.