Inspiração

Depois de quase três meses na estrada, chegamos em El Calafate, na Argentina, para conhecer o Glaciar Perito Moreno, uma geleira de 60 metros de altura e cinco quilômetros de extensão, que faz parte do Campo de gelo do sul da Patagônia, no Parque Nacional Los Glaciares. Dois dias depois da nossa chegada em El Calafate os Parques Nacionais fecharam e, no dia 20 de março de 2020, foi decretada a quarentena total pelo Governo Argentino.

Punta Bandera, Santa Cruz, Argentina. | Foto: Get Outside BR

Desde esse dia até o dia 26 de maio de 2020 basicamente só podíamos sair nas ruas para ir ao supermercado ou à farmácia. Com o turismo na região proibido, não teríamos onde ficar e não sabíamos como seria interpretado viver em um motorhome. Estávamos estacionados na beira de um lago e logo o inverno chegaria e não estávamos preparados para isso.

Pelas estradas perto de El Calafate. | Foto: Get Outside BR

Entramos em contato com um amigo que conhecia a dona de um hostel em El Calafate. O hostel estava fechado, mas ela deixou que usássemos sua estrutura. Sempre falamos que as amizades que fazemos pelo caminho são uma das melhores coisas que vivenciamos.

E aqui estamos nós, até a data que escrevemos esse texto (28 de junho de 2020), ainda em El Calafate, mas com algumas mudanças. Desde o dia 26 de maio de 2020 o comércio e as atividades da cidade começaram a voltar ao normal e pudemos voltar a viajar dentro da cidade. Conhecemos muitas pessoas por aqui, com as quais criamos uma relação de amizade. Além disso, a cidade é linda e conseguimos conhecer um pouco melhor a região.

Trilha para conhecer a cachoeira congelada (Cascada del Desierto). | Foto: Get Outside BR

O Parque Nacional Los Glaciares ainda não abriu, mas essa quarentena nos possibilitou ver paisagens da Patagônia Argentina no inverno e explorar lugares “alternativos” aos roteiros de viagem pela região.

Pegamos algumas dicas com as pessoas que vivem na cidade e conhecemos uma cachoeira congelada, subimos o Cerro Calafate, andamos de patins no lago congelado, subimos o Cerro Huyliche, esquiamos em um centro de ski que tinha na cidade e foi desativado, fomos à Punta Bandera, dormimos uma noite em Punta Soberana para ver os flamingos e vimos pores do sol incríveis à beira do Lago Argentino.

Punta Bandera e Cerro Huyliche. | Foto: Get Outside BR

No início do período do isolamento social vieram uma série de incertezas e questionamentos sobre se estávamos fazendo a coisa certa em continuar nossa aventura no meio de uma pandemia. No decorrer dos dias que fomos ficando por aqui a resposta era cada vez mais clara: estávamos exatamente aonde deveríamos estar.

Ficamos um bom tempo parados e aproveitamos para colocar em dia nosso trabalho e fazer planos para quando pudéssemos seguir viagem. Até agora, alguns desses planos ainda estão no papel, mas como dizem, não é sobre o destino e a chegada, e, sim, sobre a jornada. Acho que ninguém esperava por uma pandemia, era algo imprevisível, assim como o futuro é sempre incerto. Por isso, para nós tudo isso está sendo sobre viver o presente e poder relatar essas aventuras para vocês por aqui.


Escrito por

Ale e Duda - Get Outside

Duda e Ale são um casal de advogados apaixonados por viajar. No início de 2020 resolveram tirar um tempo das carreiras e ir até o Alasca em uma van. Para eles, se aventurar é sair da zona de conforto e viver experiências que levem a ver o mundo de outra forma.