Curiosidades Eventos

Se tem algo que não falta para Karina Oliani é experiência em alta montanha. Durante anos exercendo a prática do montanhismo e também atuando como médica em alguns dos locais mais inóspitos da Terra, Karina já presenciou e atuou nos mais diversos tipos de atendimentos em ambientes de altitude. Nos próximos meses, ela, junto com o montanhista, Maximo Kausch, vão dividir um pouco mais de todo esse conhecimento adquirido ao longo dos anos em um workshop com trekking por uma das montanhas mais incríveis do mundo: Annapurna.

Enquanto trilham pelas belas paisagens do Himalaia, os participantes terão a oportunidade de aprender sobre estratégias de aclimatação, traumas causados pela altitude, os perigos das baixas temperaturas, congelamentos e resfriamentos, patógenos comuns em altitude, uso de oxigênio e muito mais.

Foto: Karina Oliani / Arquivo Pessoal

Antes de embarcar nessa imersão de conhecimento e aventura, a Karina conversou com a gente e já esclareceu algumas dúvidas muito comuns quando o assunto é saúde na montanha. Confira:

The North Face Brasil: Em todas as suas experiências em alta montanha quais são os problemas de saúde mais presenciados, os mais comuns?

Karina Oliani: De todas as minhas experiências de alta montanha os problemas mais comuns de saúde são:

  • Mal agudo de montanha, que o pessoal chama de AMS (Altitude Mountain Sickness) – é justamente quando a pessoa se sente mal por não estar aclimatada aquela altitude mais extrema.
  • Problemas gastrointestinais – a pessoa não está acostumada com a comida, com a água, tempero e isso pode dar um desconforto abdominal e diarreia.
  • Problemas relacionados ao frio, como o congelamento de extremidades, em casos mais graves e em ambientes mais frios – Isso é mais raro. A pessoa sente as extremidades mais frias, mas isso não quer dizer que ela já esteja tendo um congelamento ou uma necrose, mas isso também acontece.
  • Edema Agudo de pulmão e o Edema Agudo Cerebral – acontecem quando a pessoa desrespeita todas as regras de aclimatação e se “manda lá pra cima” em velocidade sem respeitar o próprio corpo.

The North Face Brasil: Tendo conhecimentos básicos de medicina de montanha e também de fisiologia ou até do tipo de vestimenta adequado para a prática esportiva é possível evitar alguns desses problemas mais comuns?

Karina Oliani: Os conhecimentos básicos de medicina de montanha fazem com que você evite todos esses problemas e, principalmente, você estar equipado da maneira correta, em relação aos problemas causados pelo frio, como falado anteriormente. Mas, até problemas como o mal da montanha também vão depender de estar bem equipado, porque quando você está passando muito frio na montanha, você aumenta o grau de estresse no seu corpo. E, aumentando, o grau de estresse no corpo, você predispõe o organismo a desenvolver o Mal Agudo de Montanha e outros problemas.

Foto: Karina Oliani / Arquivo Pessoal

The North Face Brasil: Existe alguma forma de ir adaptando o organismo antes da viagem para responder melhor à altitude? É possível realizar algum tipo de treinamento que deixe o corpo mais preparado para enfrentar a montanha?

Karina Oliani: A melhor forma de adaptar o organismo para a viagem é fazer uma ascensão lenta e se hidratar, aliás, super hidratar. Porque na montanha você precisa beber muito mais líquido do que ao nível do mar. E, claro, você estar adaptado a fazer trekkings, escalar, não ser uma pessoa sedentária. É muito importante você estar com o seu corpo em movimento e condicionado para o exercício.

The North Face Brasil: Como a sua experiência como médica atuando no Everest te ajudou a ser uma montanhista melhor?

Karina Oliani: Sim, a minha experiência como médica em 2010, trabalhando 4 meses no Acampamento Base do Everest, tanto na face sul, como na face norte, me deu um conhecimento preciosíssimo pra eu ser uma melhor médica de montanha, em primeiro lugar, mas também para eu ser uma montanhista mais experiente. Não só essa experiência, mas todas as outras expedições que eu fiz como médica de altitude, colaboraram de alguma maneira para eu conseguir prevenir, antecipar e conhecer melhor os meus próprios limites como montanhista.

The North Face Brasil: É necessário já ter algum conhecimento de medicina ou de montanhismo para participar dessa expedição?

Karina Oliani: Não é necessário ter nenhum conhecimento de medicina ou montanhismo. Esse curso vai servir pra todos, quem não tem conhecimento vai aprender muita coisa e quem já tem conhecimento teórico vai aprender muita coisa legal na prática, inclusive quem é médico. Então, o curso é realmente para todos.

—> Quer se inscrever e ver mais detalhes sobre o workshop que acontece entre os dias 14 de abril e 01 de maio? Clique aqui.

Foto: Karina Oliani / Arquivo Pessoal

Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.