Curiosidades

Se você já pesquisou equipamentos e roupas para aventuras, certamente em algum momento a expressão “coluna d’água” apareceu no meio da busca, seja na descrição de um produto ou na curiosidade de algum outro aventureiro. Pelo nome, é fácil associar a expressão à chuva e é exatamente isso. Coluna d’água é a medida usada para classificar o nível de resistência à água de um tecido ou superfície.

Sabendo quantas colunas d’água um produto é possível saber se ele é o mais indicado para as situações climáticas que serão enfrentadas na aventura. Essa é uma das principais dúvidas de pessoas que estão em busca de barracas, por exemplo. E atentar a esse detalhe pode fazer toda a diferença na hora de acampar.

Como nós já falamos aqui, as barracas não divergem apenas no tamanho. As tendas são desenvolvidas para serem usadas em climas específicos. Por isso, existem as classificações por estações. As barracas 3 estações são as mais indicadas para campings em locais com clima tropical, elas costumam ser mais respiráveis, leves e também costumam ter coluna d’ água menor do que as barracas 4 estações, desenvolvidas para suportarem situações extremas e garantirem proteção mesmo na alta montanha (clique aqui para saber sobre barracas).

Raramente as barracas são 100% impermeáveis em toda a sua estrutura, isso porque usar um tecido que protege totalmente a barraca da chuva também dificulta muito a respiração. Assim, a tenda ficaria superaquecida e a própria umidade do corpo e dos equipamentos guardados internamente acabaria deixando a barraca toda molhada apenas com o vapor. Para evitar esse problema, o mais comum é que as coberturas de barracas sejam feitas com materiais resistentes à água e altamente respiráveis.

Essa “tal” resistência à água possui diferentes níveis, classificados como “colunas d’ água”, que é a capacidade que o tecido tem de impedir que a água ultrapasse o tecido. Para saber qual é o nível de resistência de um material ele é passado por um teste de pressão hidrostática. Normalmente, os testes são feitos usando um tubo. Em um dos lados é colocado o tecido e pela outra extremidade a água é adicionada gradativamente. Toda a lateral do tubo tem marcações de milimetragem. Assim, a quantidade de água vai aumentando e, consequentemente, a pressão também cresce. Quando o líquido ultrapassa o tecido significa que ele chegou ao limite de colunas d’ água. O valor determinado é a medida do tubo no momento em que a água conseguiu penetrar o tecido.

gotas_de_agua_impermeavel

Em uma barraca a coluna d’água pode variar muito. Para suportar chuvas, é interessante que o mínimo de colunas d’água do teto da barraca seja de 800 mm PU, ou seja, durante a análise, é necessário que ao passar pelo tecido, o tubo esteja marcando 800 milímetros. Uma barraca bastante resistente, para aguentar chuvas mais intensas, deve ter 1.500 mm PU ou mais. Quanto maior o número de coluna d’água, mas resistente o tecido será. Mas, vale lembrar que a resistência não significa necessariamente que o material é impermeável. Outro item importante é atentar à diferença na resistência do teto da barraca e do piso, que costumam ser diferentes.

Se o seu principal fator de escolha por uma barraca for a sua resistência à água, é muito importante atentar também às costuras. O ideal é que os zíperes e costuras sejam selados, para que a água não entre pelos pequenos espaços entre a linha e o tecido. Com essas informações em mente, saiba quais são as características da região em que vai acampar para escolher a barraca certa para as suas necessidades.

barraca_chuva

Saiba mais:

–> 4 dicas para evitar umidade na barraca

–> 5 dicas para acampar tranquilo no calor


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.