Dicas

Acampar é bom o ano inteiro. Mesmo que a melhor época do ano para fazer trilhas e dormir na barraca seja durante as estações mais secas, primavera e outono, que também têm temperaturas amenas, isso não quer dizer que os acampamentos durante o inverno e o verão estejam proibidos. Com os equipamentos, roupas e técnicas certos, é possível aproveitar o ano todo.

Para dar uma ajuda, nós separamos algumas dicas úteis para que você acampe confortavelmente em dias de muito calor:

  1. Tudo começa com a barraca certa

Existem basicamente dois tipos de barracas: 4 estações, indicadas para acampar em locais extremos, com muito vento e até neve; e 3 estações, indicadas para camping em destinos com clima tropical e temperaturas que podem variar, mas que não costumam passar muito abaixo de zero. (Clique aqui para saber mais sobre as diferenças entre as barracas). Para o Brasil e para o verão em praticamente qualquer lugar do mundo, o mais indicado é uma barraca 3 estações. Além de serem mais leves para transportar, elas também são mais respiráveis, algo essencial para suportar os dias quentes.

  1. Escolhendo o local e montando a barraca

O melhor é montar a barraca só no final do dia, para que o calor do sol não superaqueça o espaço interno. Além disso, dias muito quentes podem ter fortes pancadas de chuva no final da tarde. Então, quando mais tarde você montar a sua barraca, mais fácil será. Se isso não for possível, procure locais com sombra. No entanto, vale lembrar que montar a barraca embaixo de árvores também exige alguns cuidados, principalmente se a previsão do tempo for de chuva. Se você consultar o clima e não tiver previsão de chuva, monte a barraca sob uma árvore e ainda deixe a cobertura da barraca de lado. Assim, o ar vai penetrar muito mais, trazendo a brisa fresca do exterior para dentro da barraca, com o bônus de ainda poder passar a noite observando as estrelas.

Foto: Anais and Dax.
  1. Hidrate-se muito

A questão da hidratação pode parecer algo óbvio, mas às vezes em um camping ou trilha é difícil conseguir água potável. Portanto, antes de começar a sua aventura, certifique-se de quais são os postos de abastecimento da região. Com essas informações, avalie se é necessário levar água extra já de casa ou se terá como reabastecer o cantil no próprio acampamento.

  1. Sobre as roupas

Na hora de arrumar a mala, inclua peças leves e de cor clara. Se possível, também dê preferência às roupas e acessórios com tecnologia de proteção contra os raios ultravioletas, elas vão ajudar a manter a sua pele à salvo dos efeitos negativos do sol. Também é bem importante que as roupas tenham tecnologia de secagem rápida, FlashDry. Além de secar realmente rápido quando estão molhadas, essas roupas maximizam a evaporação do suor. Assim, a sua pele fica sempre seca e você fica muito mais confortável.

Foto: Ian Momsen.
  1. Não esqueça do repelente

Se tem uma coisa que vem junto com o calor, são os insetos, ainda mais no meio de trilha e no acampamento. Se você não quiser sofrer com as picadas e marcas deixadas por eles, lembre-se de levar o repelente. Ferver algumas folhas de citronela também vão ajudar a espantar os mosquitos das proximidades. Outra dica legal são as pulseiras repelentes, elas são práticas e podem proteger por vários dias.

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.