Curiosidades Inspiração

Poder passar tempo na natureza é uma das melhores coisas que você pode fazer por você mesmo. Se você ainda está na dúvida se vale à pena programar aquela trilha para o final de semana, isso vai acabar agora. Porque nós separamos uma lista com seis motivos pra você arrumar a mochila e partir para a trilha.

.1 Melhora o seu sistema imunológico

Estar em contato com a natureza ajuda a reduzir a inflamação do organismo e fortalece o sistema imunológico. Existem até mesmo estudos que consideram que essa imersão pode ajudar a combater doenças graves como o câncer. Um estudo realizado na China mostrou que a exposição à floresta é capaz de reduzir os níveis de estresse, melhorar o vigor físico e até mesmo reduzir o nível de necrose em tumores.

trilha_natureza
Estar em contato com a natureza ajuda a reduzir a inflamação do organismo e fortalece o sistema imunológico.
– Foto: Tim Kemple.

.2 Preparo físico

Nem todo mundo gosta de passar tempo na academia ou consegue sentir prazer em corridas, seja de rua ou de montanha. No entanto, as caminhadas em trilhas são um jeito muito mais dinâmico e prazeroso de realizar uma atividade física. Entre um passo e outro é possível parar para admirar uma paisagem, um animal ou simplesmente meditar. Não importa o ritmo que você vá, sempre haverá um ganho físico e os benefícios disso serão sentidos por toda a vida.

.3 Respirar ar puro

De acordo com os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2010, 84,4% da população brasileira habitava áreas urbanas. A previsão da ONU é que em 2030 esse número chega a 90%. Com tanta poluição nas grandes cidades, é muito difícil que alguém que vive em áreas urbanas consiga respirar ar puro diariamente. Para conseguir isso, é preciso sair da selva de pedra e mergulhar na floresta. O resultado é totalmente revigorante.

natureza_noruega
O contato com a natureza ajuda a melhorar a concentração e o foco. – Foto: Tim Kemple.

.4 Faz bem para a cabeça

Não são apenas os níveis de estresse que podem ser reduzidos, mas também os casos de depressão. Após fazer estudos com 1.538 pessoas, comparando uma série de hábitos e informações, um grupo de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, concluiu que um simples passeio no parque já pode proporcionar muitos benefícios. Segundo eles, bastam 30 minutos semanais de contato com a natureza para que os casos de depressão sejam reduzidos em 7% e a incidência de pressão alta em 9%. (Clique aqui para saber mais.)

.5 Te deixa mais criativo

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Londres, na Inglaterra, fez um experimento com hikers e identificou impactos positivos e significantes nas capacidades cognitivas dos participantes. Segundo os cientistas, quatro dias de imersão total na natureza, sem contato com equipamentos eletrônicos, podem elevar a criatividade e a capacidade de resolver problemas em 50%. Se você está precisando dar um gás no seu desempenho no trabalho, uma boa opção é se desconectar da tecnologia e se reconectar à natureza. (Clique aqui para acessar o estudo completo).

natureza_noruega
Passar tempo na natureza ajuda a reduzir os casos de depressão. – Foto: Tim Kemple.

.6 Melhora a concentração e a memória

A loucura das cidades e dos ambientes urbanos pode afetar muito a nossa mente, principalmente no que diz respeito à memória de curto prazo e à concentração. Mas, um estudo publicado no Jornal de Psicologia Ambiental, mostrou que a natureza ajuda a restaurar o foco e, consequentemente, a capacidade de absorver e reter informações de curto prazo. Na pesquisa, os cientistas identificaram uma melhora nos pacientes apenas por terem uma janela com vista para uma área verde. Imagine só o que pode acontecer se você tomar um “banho de floresta”?

Saiba mais:

–> Contato com a natureza pode reduzir casos de depressão e pressão alta.

–> “Banho de Floresta” melhora o humor, a saúde mental, a fadiga e muito mais.

 

 

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.