Notícias

Há pouco mais de dez anos o Google lançou uma ferramenta chamada Street View. Através da plataforma, os mais diversos lugares do mundo foram fotografados e podem ser acessados por qualquer pessoa, em qualquer lugar, ao alcance de um clique. Nos últimos anos a empresa investiu em registros de lugares inusitados, como o Monte Everest e a grande Barreira de Corais Australiana. Para que mais locais assim e pouco explorados sejam conhecidos, o Google lançou uma campanha para que os próprios aventureiros usem a famosa câmera do Street View e registrem as imagens dos locais por onde passarem.

De acordo com a empresa, o projeto é direcionado a viajantes, fotógrafos, pesquisadores, universidades, ONGs etc. No site oficial o Google caracteriza o projeto assim: “Lançamos o programa de empréstimo de câmera do Street View para ajudar você a compartilhar experiências em 360º de lugares incríveis em todo o mundo pelo Google Maps”.

O intuito é democratizar a produção de conteúdo e também o acesso e valorização de locais com importância cultural, histórica ou ambiental. Para que isso seja possível, Google vai emprestar a mochila do Trekker do Street View ou uma câmera 360º, para que cada detalhe dos locais seja registrado e disponibilizado ao mundo para sempre.

google_trekker
Através da plataforma, os mais diversos lugares do mundo foram fotografados e podem ser acessados por qualquer pessoa, em qualquer lugar, ao alcance de um clique. – Foto: Divulgação/Google

Como participar

Se você adora colocar a mochila nas costas e sair para explorar destinos incríveis e sempre teve vontade de compartilhar isso com outras pessoas, inscreva-se no programa de empréstimo do Google Street View.

A escolha das pessoas que receberão o material fica totalmente à critério do Google e a inscrição não garante obrigatoriamente a participação. Todos os candidatos ficam em uma fila de espera e são selecionados aos poucos.

A ferramenta ainda não chegou a todos os países, mas a empresa garante que está trabalhando para expandir o alcance do programa.

Clique aqui para mais informações.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.