O estado de São Paulo possui uma série de áreas de proteção ambiental que ao longo das últimas décadas foram transformadas em Parques Estaduais. Alguns deles estão próximos à região metropolitana de São Paulo, mas ainda são desconhecidos por muitas pessoas. Por isso, nós separamos três opções de parques pertinho da capital paulista que merecem uma visita.
Parque Estadual do Juquery
O Parque Estadual do Juquery está localizado na cidade de Franco da Rocha, a apenas 45 km de São Paulo. A reserva abrange uma área de proteção ambiental de 2.058 hectares e seu grande diferencial é abrigar um dos últimos remanescentes do bioma cerrado que ainda está preservado na região metropolitana de São Paulo.
Aos visitantes a grande atração do parque é um roteiro chamado de Encantos do Cerrado. A caminhada é autoguiada, mas também pode ser feita com o acompanhamento de monitores, passa por dois mirantes com vista 360º da região e termina na cachoeira do Moinho. O percurso completo tem 9,4 km de extensão e costuma ser percorrido em 3h o nível de dificuldade é médio. Apesar de ser realizada durante todo o ano, a estação mais indicada é a primavera, para que os visitantes vejam o florescer das espécies do cerrado.
As visitas ao Parque Estadual do Juquery são agendadas e a entrada é gratuita. Seu horário de funcionamento é de quarta a domingo, das oh às 15h. Clique aqui para saber mais.
Parque Estadual Águas da Billings
Essa é uma Unidade de Conservação razoavelmente nova, foi criada apenas em 2018. A represa Billings é um dos principais reservatórios de água da região metropolitada de São Paulo e a área em que o Parque Estadual está localizado é conhecida como o braço Rio Grande, a região com a melhor qualidade de água em toda a represa.
São 187 hectares, localizados no município de São Bernardo do Campo. Além da vista da represa, o atrativo é uma ciclotrilha com 8 quilômetros de extensão. Pode parecer pouco, mas o interessante é que este trecho é interligado com outras rotas ciclísticas da região, como a Rota Márcia Prado, Caminhos do Sal, Caminhos do Mar, entre outros. Portanto, é uma boa opção tanto para quem está iniciando e ainda busca percursos curtos, como quem quer se aventuras em experiências mais longas, usando este como um trecho da aventura.
O Parque Estadual Águas da Billings funciona de segunda a sexta, das 10h às 16h. Vale lembrar que não é permitido acessar a represa para banhos nesta Unidade de Conservação.
Clique aqui para mais informações.
Parque Estadual da Cantareira
O Parque Estadual da Cantareira não está perto de São Paulo, ele é um verdadeiro na capital. Aliás, a área do parque forma uma das maiores florestas urbanas do mundo. São mais de 7 mil hectares de Mata Atlântica, espalhados pela região norte da capital paulista e também pelas cidades metropolitanas de Guarulhos, Mairiporã e Caieiras. Além de abrigar uma série de nascentes de rios e ter uma biodiversidade extremamente rica, o parque também dispõe de uma excelente estrutura para quem quer se aventurar sem precisar sair de São Paulo.
O Parque da Cantareira é dividido em núcleos e cada um deles têm atrações específicas e opções para os mais diferentes interesses. O núcleo mais antigo é o da Pedra Grande, aberto ao público em 1989. Apenas nessa área, o parque possui 4 trilhas. A mais curta delas é a do Bugio, que tem apenas 300 metros e leva 15 minutos para ser feita. A trilha mais complexa do núcleo é a da Pedra Grande, que possui 6.780 metros de extensão e é considerada de nível difícil. A recompensa é alcançar o topo da pedra e poder desfrutar de uma vista panorâmica da cidade de São Paulo.
Clique aqui para mais informações.