Destinos

Fazer uma trilha é uma das melhores formas de vivenciar tudo o que a natureza tem de melhor. Seguir uma trilha tendo como combustível apenas a força do corpo é um sentimento único de liberdade. Quando estamos livres, podemos escolher o nosso ritmo e parar a qualquer momento para apreciar cada detalhe. Mesmo que o trekking e o hiking sejam as opções mais comuns para uma trilha, as viagens de bike também são excelentes e permitem toda essa flexibilidade, com a vantagem de permitir que você vá ainda mais longe.

Para inspirar a sua próxima aventura, nós separamos algumas das rotas cicloturísticas mais famosas do Brasil. Uma coisa nós garantimos: não vai faltar beleza e muita emoção.

  1. Vale Europeu – Santa Catarina

Este circuito ganhou o topo da nossa lista por ter sido o primeiro roteiro nacional pensado exclusivamente para quem viaja de bicicleta. A rota começa e termina na cidade catarinense de Timbó. Mas, entre o começo e o fim, os viajantes percorrem 300 km de estradas tranquilas e com muitos trechos de Mata Atlântica intocada. No caminho, também é possível conhecer muito da cultura alemã e italiana e aproveitar excelentes destinos gastronômicos.

Foto: Adilson Moralez/Creative Commons - Flickr
Foto: Adilson Moralez/Creative Commons – Flickr
  1. Chapada Diamantina – Bahia

A Chapada Diamantina já é um dos destinos preferidos dos aventureiros do Brasil. Com excelentes opções para trekking, hiking e até escalada, o local também tem um bom roteiro para cicloviagens. Em uma viagem de cinco a sete dias, é possível pedalar por todo o parque, conhecendo alguns pontos muito famosos, como: a cachoeira da fumaça, com seus 380 metros de queda livre; a caverna Poço Azul; o Morro do Pai Ignácio e muito mais. As empresas de turismo na região disponibilizam passeios guiados e opções de roteiros mais curtos, que levam de dois a três dias.

Foto: Adilson Moralez/Creative Commons - Flickr
Foto: Adilson Moralez/Creative Commons – Flickr
  1. Estrada Real – Minas Gerais

Este é um roteiro com uma bagagem histórica enorme. Além das belas paisagens que podem ser vistas e vividas entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, os aventureiros também podem sentir na pele como era a rotina dos colonizadores que usavam esse caminho para viajar até a capital da época, o Rio de Janeiro. O trajeto inclui passagens pelo Parque Estadual da Serra do Papagaio, Serra das Carrancas e Serra da Mantiqueira.

Foto: Adilson Moralez/Creative Commons - Flickr
Foto: Adilson Moralez/Creative Commons – Flickr
  1. Circuito das Araucárias – Santa Catarina

Este é mais um dos roteiros indicados para quem quer desbravar o sul do Brasil. O circuito começa e termina em São Bento do Sul e tem como grande destaque a enorme quantidade de quedas d’água. Em apenas três quilômetros, os viajantes conseguem passar por 14 cachoeiras. A rota é totalmente sinalizada, o que facilita as viagens autoguiadas, e inclui experiências culturais, com passagens por museus, e uma imersão total na floresta preservada.

Foto: Leo Laps/Creative Commons - Flickr
Foto: Leo Laps/Creative Commons – Flickr
  1. Rota do Descobrimento – Bahia

Este circuito foi inspirado na chegada dos portugueses ao Brasil. Quem decide percorrer os 120 quilômetros deste roteiro se depara com uma paisagem tão maravilhosa que foi até considerada Patrimônio Natural Mundial pela Unesco. Apesar de não ser muito extenso, a recomendação é de que este circuito seja feito em uma viagem de sete dias, com pedaladas curtas de apenas 30 quilômetros/dia.

Foto: Blue Velvet/ Creative Commons - Flickr
Foto: Blue Velvet/ Creative Commons – Flickr

 

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.