Destinos

Eu sei, estamos todos cansados e querendo se jogar em uma viagem. Parece que este momento crítico não acaba nunca e tenho quase certeza que a sua pergunta é a mesma que a minha: “Pra onde podemos ir agora?”. Sabemos que o momento é ideal para uma road trip para lugares isolados. Vamos combinar que lugares como o litoral norte de São Paulo, por exemplo, estão claramente sofrendo com a superlotação. E por que não dirigir até a Serra da Canastra? Se você, assim como eu, está em São Paulo, são apenas 390 km até a charmosa São João Batista do Glória, porta de entrada de toda a região da Serra da Canastra, que possui  200 mil hectares e abrange vários municípios.

Berço do rio São Francisco, ela abriga cachoeiras exóticas, rios, trilhas e animais selvagens. É tudo mesmo bem deslumbrante. A região tem um cenário privilegiado, que não integra nosso cotidiano na metrópole cansativa de São Paulo. Dos cinco dias que separei para explorar o parque, (estenderia para o dobro facilmente aliás!) deixo aqui minhas dicas do que fazer por lá:

A Serra da Canastra está localizada a pouco menos de 400 km da capital paulista. | Foto: Flavia Vitorino/Arquivo Pessoal

TREKKING

Eu curti muito descer pela Serra do Roncador até a cachoeira Casca D’Anta, em uma caminhada de 3 horas. Aquele mergulho inesquecível num poço, que parecia uma panela de imersão mágica, me revigorou para caminhar pelo resto do dia. Depois, encarei uma subida até Morro das Cruzes, onde tive uma visão 360º do horizonte vendo o sol se por e a lua nascer.

MOUNTAIN BIKE

Prepare-se, porque a sua bike vai rodar muito! As opções são infinitas e ideais para todos os níveis de habilidade. O pedal da Serra Branca até o Chapadão da Babilônia é um dos mais legais, porque você pedala em um vale que abriga a maior jazida de diamantes do mundo. Outro pedal, com trechos técnicos e alguns batidöes que vale muito, é lá na Serra do Letreiro, um sítio arqueológico datado de 14 mil anos.

Não faltam opções de trilhas para quem curte mountain bike. | Foto: Flavia Vitorino/Arquivo Pessoal

RAPEL

Foi pendurada pelas cordas do rapel no Vale do Céu que vi uma das paisagens mais incríveis dali: as quedas de duas cachoeiras lindas canyon adentro, cobertas por árvores, que mesclavam seus tons de verde ao intenso azul do céu. Este rapel tem 3 metros de corda a menos e acaba com um salto para o poço da cachoeira.

O rapel é uma das opções de aventuras para os mais corajosos. | Foto: Flavia Vitorino/Arquivo Pessoal

REMO

O famoso Mar de Minas, no Canyon de Furnas, forma muitos poços naturais ideais para remos, inclusive o mais surpreendente: Cascata e Cascatinha. Você consegue chegar remando até as quedas e a cor da água é fora do comum. Dá pra passar o dia inteiro por ali e ainda pegar o pôr do sol no lago ao final do dia.

A Serra da Canastra está cheia de cachoeiras que ajudam a renovar as energias no meio da aventura. | Foto: Flavia Vitorino/Arquivo Pessoal

O meu guia por lá é o Rafa Correa. Você pode conversar com ele através do app Lyfx e planejar as suas aventuras.

Boa viagem!


Escrito por

Flavia Vitorino

Turismóloga, jornalista e mãe de 2 meninas. Envolvida no meio da aventura desde 2007, Flávia escreve sobre viagens de natureza e tem como objetivo principal mostrar que aventura é algo que está ao alcance de todos.