Curiosidades

Não é à toa que a Noruega é um dos países com a população mais feliz do mundo. Além de ter ótimos índices de igualdade social, existe uma filosofia de vida que é aplicada por quase todos os noruegueses desde a infância: Friluftsliv. A ideia por trás deste conceito é muito simples: aproveitar a vida ao ar livre.

De acordo com a história local, a palavra Friluftsliv foi usada pela primeira vez em 1859, em um poema escrito por Henrik Ibsen, em que ele associava o conceito de se isolar na natureza como uma ferramenta para limpar a mente e clarear os pensamentos.

Mesmo antes dos estudos científicos que relacionam os benefícios de passar tempo na natureza para combater estresse, depressão e diversos outros problemas de saúde, o autor já iniciava, sem nem saber, um movimento em prol dessa vida ao ar livre como estratégia para viver melhor. Mais de 150 anos depois, a filosofia de vida ainda é colocada em prática pela população e incentivada pelo governo e também pelas organizações privadas.

A imersão na natureza é algo tão intrínseco à cultura norueguesa, que existem matérias sobre o tema nas escolas (algumas até usam a própria palavra Friluftsliv) e cursos universitários nas principais instituições do país. Através deste trabalho informativo e por influência da própria família, as crianças são incentivadas desde pequenas a caminharem em trilhas, acamparem e realizarem diversas outras atividades externas, mesmo que isso signifique simplesmente brincar no jardim de casa ou em um parque do bairro. Assim, quando crescem, os noruegueses continuam com a prática.

Para que tudo isso seja possível, no entanto, além do histórico cultural, o governo da Noruega possui políticas públicas que facilitam o contato da população com a natureza. Diferente do que acontece no Brasil e em muitos outros países, os noruegueses podem acampar em qualquer ambiente natural, mesmo que a área esteja dentro do perímetro de uma propriedade privada. Basta respeitar uma distância mínima caso exista uma construção no local. Além disso, existem cabines disponíveis para visitantes em diversas trilhas, áreas para descanso, as famosas saunas ao redor dos lagos e muito mais.

A Noruega é um dos países mais felizes do mundo. | Foto: Leo Cavazzana

Por parte das empresas, o incentivo ocorre principalmente na flexibilidade de horários, para que os funcionários possam optar por aproveitar parte do dia para o lazer. Como parte do conceito Friluftsliv também pode ser aplicada dentro das próprias cidades, algumas companhias até oferecem bonificações aos trabalhadores que optarem por fazer o deslocamento ao trabalho usando bicicleta ou caminhando.

A filosofia de vida norueguesa, baseada na simplicidade da vida ao ar livre, já se espalhou por diversos países escandinavos e poderia ser replicada em todo o mundo. Os benefícios que a natureza fornece à saúde são comprovados cientificamente e custam muito menos do que tratamentos hospitalares e muitas terapias alternativas.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.