Destinos

Não é preciso ir muito longe da correria da cidade para ter excelentes opções de escalada. Em São Paulo, por exemplo, cidades próximas têm pedras para os mais diversos gostos e níveis de dificuldade. O Visual das Águas, em Bragança Paulista, é um dos picos mais famosos, não só pela facilidade no acesso, mas, principalmente por ser uma pedra que oferece diferentes vias e possibilidades para os mais experientes e para quem está iniciando.

A rocha é granito sólido e uma vantagem do local, além de ser um conjunto de pedras, é o fato de ter opções sombreadas o dia todo. Em um mesmo lugar é possível fazer rotas fáceis e outras muito mais técnicas, com nível chegando ao décimo grau.

Os estilos de escalada mais predominantes entre os atletas que frequentam o Visual das Águas e a escalada esportiva e falésia. Mas, a pedra também é muito usada como campo-escola. Esta diversidade torna o local uma excelente opção para passeios em grupos.

Foto: Patricia Russano Cuyumjian/CC-Flickr
Foto: Patricia Russano Cuyumjian/CC-Flickr

Como chegar?

O Visual das Águas está localizado no município de Bragança Paulista, a aproximadamente 90 quilômetros da capital. O acesso é feito pela Rodovia Fernão Dias, saindo em direção à Piracaia e prosseguindo até o trevo de Bragança Paulista. Depois disso, são mais 3,5 km de estrada de terra, até a Fazenda Serrinha, onde estão as pedras. Apesar de ser uma propriedade privada, o acesso é livre e gratuito. No entanto, não é permitido acampar.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.