Destinos Notícias

O Everest é a montanha mais alta da Terra. Todos os anos, montanhistas e trekkers se deslocam ao Nepal para conquistar o topo do mundo ou simplesmente para fazer o trekking que leva ao acampamento base do Everest, considerado um dos mais altos e bonitos do planeta. No entanto, por trás de todas essas expedições existe um problema pouco falado: o lixo. O documentário Everest Sustentável coloca justamente esse problema em pauta, com o intuito de conscientizar os turistas e mostrar que existem soluções e cada um pode fazer a sua parte para conservar, não só o Everest, mas as trilhas no mundo inteiro.

O filme documental mostra a trajetória da apresentadora Mariana Britto e do empresário e ambientalista Caio Queiroz em uma expedição que sai do Brasil rumo ao Base Camp do Everest. No caminho, eles mostram o problema do lixo e as dificuldades que o Nepal tem em manejar adequadamente os resíduos já na capital, Kathmandu.

O filme mostra o problema do lixo e as dificuldades que o Nepal tem em manejar adequadamente os resíduos já na capital, Kathmandu. | Foto: Mariana Britto/ Arquivo Pessoal

A viagem segue com um voo rumo a Lukla onde eles começam o trekking. Neste processo, Mariana e Caio vão falando sobre as estratégias que usaram para reduzir o próprio impacto ambiental da expedição, utilizando menos itens descartáveis e evitando o consumo desnecessário e desperdícios durante toda a viagem. Pelo caminho eles vão recolhendo todo o lixo que encontram, conversam com outros aventureiros que também estão na trilha e mostram como cada vilarejo por onde passam lida com a questão e manejo do lixo.

Por ser uma região de grande altitude e difícil acesso, muitas comunidades ao redor do Everest não têm estrutura para descartar corretamente os resíduos e, muito menos, de reciclá-los. Por conta disso, alguns projetos estrangeiros têm se instalado nas comunidades levando soluções para o manejo e conscientização para os turistas e locais.

Os trekkers são incentivados a levarem de volta o próprio lixo e também os resíduos acumulados nos vilarejos pelo caminho. | Foto: Mariana Britto/Arquivo Pessoal

Tudo isso é mostrado de forma dinâmica e envolvente durante toda a viagem. Além de colocar um assunto tão importante em pauta, o documentário também nos permite viajar por paisagens incríveis e em experiências cheias de emoção.

O documentário tem o o intuito de conscientizar os turistas e mostrar que existem soluções e cada um pode fazer a sua parte para conservar, não só o Everest, mas as trilhas no mundo inteiro. Foto: Gabriel Tarso

O documentário completo está disponível no Canal OFF clique aqui para assistir.

Ps: Quer aproveitar um desconto especial em nosso site? Use o código: BLOG15 e garanta 15% OFF em sua próxima compra.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.