Inspiração

Nós somos o Ale e a Duda, um casal de advogados que largou os empregos e comprou uma van para viajar até o Alaska. Vamos dividir um pouco das nossas aventuras com vocês aqui no blog da The North Face, mas antes, queríamos contar um pouco do que aconteceu conosco desde que saímos do Brasil, em janeiro de 2020, até hoje.

Cerro Bayo, em Villa La Angostura, Argentina. | Foto: GetOutsideBr / Arquivo Pessoal

Nós nos conhecemos há pouco mais de 5 anos em São Paulo, trabalhávamos no mesmo escritório de advocacia na época. Começamos a namorar em abril de 2018, que brincamos que foi a maior aventura que nos metemos até hoje. A ideia de tirar um ano sabático já existia desde quando começamos a namorar. Na verdade, antes mesmo disso já falávamos que gostaríamos de viver essa experiência.

O plano era viajar por um período maior de tempo. Definimos que o nosso projeto de viagem duraria inicialmente um 1 ano e meio. Assim, ficaríamos tempo o suficiente para ver se de fato gostaríamos de viver viajando e, se não curtíssemos esse estilo de vida, também não seria um período tão longo assim, caso quiséssemos retomar nossas carreiras.

Daí veio a ideia de viajar de motorhome. Como nosso projeto de viagem era mais longo, nós optamos por um motorhome para nos sentirmos em casa, mesmo viajando. Assim, poderíamos estacionar em qualquer lugar do mundo e ter a liberdade para explorar lugares mais remotos. Além disso, para passar 1 ano e meio na estrada queríamos viajar de uma forma que desse para levar as nossas coisas (equipamento de ski, mat de yoga, equipamento para acampar, etc) sem ter que ficar fazendo e desfazendo a mala durante o caminho.

Trilha das Cascadas Escondidas, Parque Pumalín, no Chile. | Foto: GetOutsideBr / Arquivo Pessoal

Definido o tempo que viajaríamos e o meio de transporte, fomos para o planejamento do roteiro. Resolvemos que exploraríamos as Américas pela diversidade cultural, pelas belezas naturais e para podermos conhecer melhor a Patagônia, essa região tão bonita e tão próxima do Brasil. Quando traçamos o nosso roteiro priorizamos destinos com atividades de esporte e aventura e optamos por evitar grandes cidades.

O projeto começou a sair do papel quando compramos uma van de carga. Definimos o layout do projeto e levamos para uma empresa transformar a parte interna do carro em casa para morarmos. Foram aproximadamente 5 meses para construir a nossa casa sob rodas.

Saímos de São Paulo no dia 26 de janeiro de 2020, em direção ao Sul do país. Conhecemos algumas praias incríveis do litoral de Santa Catarina e cruzamos a fronteira para o primeiro país que conhecemos na nossa viagem: o Uruguai. O Uruguai é um país encantador, com muitas praias lindas. Passamos 10 dias viajando pelo Uruguai e, de Colônia do Sacramento, pegamos uma balsa para Buenos Aires, na Argentina. Cruzamos a Argentina para chegar à Cordilheira dos Andes. Conhecemos San Martin de Los Andes, Villa La Angostura e fizemos a Rota dos Sete Lagos na Argentina. De lá, cruzamos a fronteira para o Chile para conhecer a famosa Carretera Austral.

Parque Pumalín, no Chile. | Foto: GetOutsideBr / Arquivo Pessoal

A Carretera Austral é uma rota de mais de 1000km, na Patagônia Chilena, considerada uma das estradas mais cênicas do mundo. Por lá, conhecemos o Parque Pumalín, uma reserva que foi criada pelo fundador da The North Face, Douglas Tompkins, para preservação da região. Até 2017, Pumalín era a maior reserva privada do Chile. Em 2018 a reserva foi doada ao Chile e se tornou um Parque Nacional. Fizemos 4 das 12 trilhas do Parque Pumalín e ficamos encantados com a beleza do lugar.

Depois de percorrer a Carretera Austral, em Chile Chico cruzamos a fronteira de volta para a Argentina. O plano era seguir pela Ruta 40, na Patagônia Argentina, quando nossa viagem foi impactada pelo coronavírus. Mas isso é assunto para o próximo post.



Escrito por

Ale e Duda - Get Outside

Duda e Ale são um casal de advogados apaixonados por viajar. No início de 2020 resolveram tirar um tempo das carreiras e ir até o Alasca em uma van. Para eles, se aventurar é sair da zona de conforto e viver experiências que levem a ver o mundo de outra forma.