Destinos Inspiração

O Pico das Agulhas Negras é o ponto mais alto do Rio de Janeiro. Localizado no Parque Nacional de Itatiaia, ele chega a quase três mil metros de altitude e é um dos destinos mais procurados por trilheiros de todo o Brasil. Esse é o lugar perfeito para quem está em busca de paisagens incríveis e muita aventura. Inclusive, quem vai ao Pico das Agulhas Negras pode facilmente se deparar com temperaturas abaixo de zero e até neve em alguns dias do ano.

Apesar de estar consideravelmente perto da capital paulista e também de cidades importantes no Rio de Janeiro, ainda existem muitas pessoas que nunca nem ouviram falar da maravilha que é o Parque Nacional de Itatiaia. Esse era o caso do fotógrafo Santiago Guimarães (@santiagoguimaraesph), que mesmo morando na cidade de Resende (um dos municípios abrangidos pelo Parque) só descobriu as belezas do Pico das Agulhas Negras há pouco tempo. Foi necessário apenas uma visita a Itatiaia para que tudo mudasse e o parque se tornasse um dos locais preferidos para seus registros fotográficos. Essa descoberta rendeu cliques incríveis e ele compartilhou com a gente toda a experiência em palavras e imagens.

Confira os detalhes dessa descoberta:

“Comecei a fotografar há 3 anos e meu estilo favorito são de pessoas em paisagens. Por acompanhar pela internet vários fotógrafos de todo o mundo que exploram lugares incríveis eu me inspirei a ir atrás desses lugares aqui no Brasil mesmo, e um lugar que nunca tinha me interessado, estava logo ao lado de casa. Moro em Resende, e com um pouco mais de uma hora consigo ir à região do Pico das Agulhas Negras.

A primeira vez que fui foi a convite de um amigo e uma amiga, a ideia era subir a Pedra do Camelo, assistir o pôr-do-sol e depois ficar vendo as estrelas. Fiquei muito animado com a experiência, me senti um aventureiro e fiquei apaixonado pela paisagem, era exatamente o que eu procurava.

Fiz algumas fotos de minha amiga e o resultado foi incrível. Desse momento em diante senti que subi mais um nível na minha profissão, além de ter subido literalmente uma montanha.

Foto: Santiago Guimarães/Arquivo Pessoal

Em um outro momento tive o privilégio de ver um pôr-do-sol inesperado. O tempo estava com muitas nuvens e chuvoso, mas no final da tarde, como última luz, o sol apareceu e pintou todas as nuvens com uma cor incrível, foi um momento único, nunca vou me esquecer.

A parte alta do Parque Nacional de Itatiaia tem algumas trilhas, como as Prateleiras, Pico das Agulhas Negras, Morro do Couto, e todo o ambiente tem vegetações e formações rochosas diferentes do resto do Brasil.

agulhas_negras_santiago
Foto: Santiago Guimarães/Arquivo Pessoal

É difícil de acreditar que no estado do Rio de Janeiro exista um lugar que já nevou e em algumas épocas do ano tem temperatura abaixo de zero.

É um dos meus lugares favoritos e já voltei diversas vezes, tanto para passeio, como para trabalhos, como fotógrafo de casais e ensaios. Sempre me perguntam onde fica, isso indica que poucos conhecem e mais pessoas deveriam visitá-lo. Já tive amigos que vieram de longe para conhecer e é sempre um prazer subir essas montanhas.

Minha visão sobre liberdade é representada nessas montanhas, espero que mais pessoas possam ter essa experiência de tirar o fôlego.”