Dicas

Você sempre teve vontade de escalar, mas não sabe muito bem por onde começar? Então, essas dicas são perfeitas para você. A escalada não é (ainda) um dos esportes mais populares do Brasil e poucas pessoas têm a oportunidade de crescer já escalando ou tendo contato com outros praticantes da modalidade. Mas, nunca é tarde para começar e uma vez que você descobre o prazer de conquistar uma via, nunca mais vai querer parar. Por isso nós preparamos uma lista com dicas para quem está começando nesse mundo da escalada.

  1. Comece no ginásio

Escalar na rocha é sempre muito mais legal do que ficar em um ambiente fechado. Mas, se você está descobrindo agora como os equipamentos funcionam, quais são as técnicas, como se comportar e o que fazer durante a escalada, comece em um ginásio. Estar em um espaço controlado vai lhe garantir mais segurança nos primeiros passos. Os ginásios de escalada também são ótimos lugares para conhecer pessoas, fazer amigos e trocar experiências.

  1. Encontre um mentor

É sempre bom ter alguém em quem se espelhar e com quem contar, principalmente quando você está entrando em um esporte tão técnico quanto a escalada. Busque um professor ou um amigo mais experiente que esteja disposto a compartilhar conhecimento com você, ensinar técnicas, acompanhar e, acima de tudo, incentivar a sua evolução.

  1. Registre os seus resultados e tenha sonhos

Não tenha medo de estabelecer metas dentro do esporte. Pensar em uma via que você sonha em fazer ou um campeonato que gostaria de participar é um ótimo jeito de se motivar para treinar mais e melhor. Da mesma forma que visualizar o futuro vai manter o seu interesse na escalada sempre alto, registrar a evolução vai te fazer perceber que é possível chegar lá no alvo que você está desenhando. Às vezes, parece que os resultados demoram a aparecer, mas se você for registrando todas as pequenas conquistas, perceberá que na escalada tudo vai acontecendo aos poucos, uma agarra de cada vez.

  1. Valorize os ensinamentos básicos

Não ignore o básico. Os detalhes na postura, a forma certa de apoiar os pés, dar um impulso, são essas pequenas coisas que farão você já aprender a escalar corretamente. Não pule etapas. Faça exercícios educativos e atente-se para colocar tudo em prática na hora da escalada. Assim, você evitará os vícios que depois podem te limitar e são muito difíceis de serem deixados para trás.

  1. Priorize a técnica ao invés da força

Quem escala pela primeira vez tende a sentir muito o esforço das subidas. Isso é totalmente normal. Mas, se você valorizar o aprendizado das técnicas, verá que não é necessário ser tão forte para conseguir feitos incríveis. Boa parte do seu esforço pode ser reduzido se você tiver as técnicas bem apuradas.

  1. Alterne a escalada com outros esportes

Na escalada alguns músculos são mais exigidos do que outros. Para evitar lesões e garantir que você se desenvolva de forma equilibrada e saudável, tente conciliar a escalada com outras modalidades. A musculação, por exemplo, vai lhe ajudar a ficar mais forte e evitar lesões, enquanto os exercícios aeróbios, como a corrida ou bicicleta, vão te garantir mais resistência e capacidade cardíaca para aguentar mais tempo na parede ou na rocha.

  1. Faça exercícios específicos para os dedos

Se você só descobriu a escalada depois de adulto, provavelmente não tem os tendões dos dedos preparados para aguentar muito tempo escalando. Para evitar lesões e melhorar o seu desempenho, invista em exercícios específicos para os dedos. Isso deixará os seus tendões e músculos mais preparados e fortes, para que você escale melhor a cada dia.

  1. Trabalhe em sua flexibilidade

Escaladores precisam ser flexíveis. Para melhorar essa característica em seu corpo você pode fazer aulas de ioga, pilates ou até dedicar alguns minutos após o treino para fazer um bom alongamento do corpo todo. Outra dica legal é usar os rolos de soltura para ajudar a relaxar e fazer a liberação miofascial dos músculos.

  1. Compre equipamentos de qualidade

Segurança é um dos itens básicos da escalada e todo mundo sabe que isso não é brincadeira. Então, na hora de comprar seus equipamentos de segurança não pense apenas na economia. Tenha certeza de que todos são aprovados em testes de qualidade e recomendados por outros atletas mais experientes. Tenha atenção na hora de comprar equipamentos usados, para garantir que eles ainda estão em perfeitas condições de uso e lhe proporcionarão a segurança necessária para escalar sem medo.

  1. Aprenda a manusear os equipamentos

Fazer nós, cortar as cordas corretamente ou trocar um mosquetão são itens básicos para qualquer escalador. Atente-se ao que o seu mentor está fazendo, pergunte e leia sobre os equipamentos. Assim, na ausência do seu professor, você não passará aperto por não saber usar os itens essenciais ou por esquecer de colocar algum deles na mochila.

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.