O Caminho de Santiago da Compostela é um dos roteiros mais famosos do mundo. Durante todo o ano, andarilhos, ciclistas e os mais diversos tipos de aventureiros percorrem as trilhas que cortam parte da Europa com o intuito de se conectar com a natureza e consigo mesmo.
Apesar de ser uma rota inicialmente religiosa e ter como ponto final a famosa catedral de Santiago da Compostela, o trajeto é percorrido por viajantes das mais diversas crenças, abertos a conhecerem novas culturas, tradições e paisagens maravilhosas.
Os meses de abril, maio e junho são os mais indicados para quem quer se aventurar neste caminho. Esta é a estação da primavera no hemisfério norte, então, as temperaturas já estão mais amenas e agradáveis e as flores dão um toque colorido extra por diversos trechos e paisagens. Mas, o Caminho pode ser feito em qualquer época do ano. No entanto, antes de arrumar as malas, é preciso estar muito bem preparado para esta viagem, que pode durar mais de um mês, dependendo do roteiro e cronograma.
Veja algumas dicas para quem quer embarcar neste caminho:
- Prepare-se fisicamente
Mesmo antes de escolher qual das rotas será percorrida ou a duração da viagem, comece a se preparar fisicamente, pois uma coisa é certa: você vai andar ou pedalar muito! Comece a se preocupar com isso, pelo menos, 4 meses antes de viajar. Caminhadas diárias com alguns treinos mais longos aos finais de semana já é um bom jeito de acostumar o corpo para o que virá. Além disso, faça treinos usando a bota que será usada na caminha oficial. Assim, o calçado já se ajusta ao seu pé, você evita desconfortos posteriores e já sente como a bota pode influenciar no seu desempenho físico. Ah, se possível, faça um check-up médico antes de embarcar. Ser prevenido nunca é demais 😉
- Pesquise muito antes de ir
Existem muitas opções de roteiros para quem quer fazer o Caminho de Compostela. Os mais populares são: Caminho Francês, Caminho Português, Caminho do Norte e Caminho Finisterra – Múxia. Cada um deles tem as suas particularidades, tanto em distância e dificuldade, como em história. Portanto, pesquise o máximo que puder antes de escolher um dos trajetos. Conhecer os contextos históricos e a cultura local são coisas essenciais para que esta viagem cumpra o propósito de promover conhecimento, indo muito além das belas paisagens e exploração.
- Faça um cronograma e respeite o planejamento
Independente de qual seja a rota escolhida, lembre-se de fazer um cronograma e um planejamento considerando o trajeto a ser percorrido diariamente. Nessas viagens longas é muito comum começar o percurso muito empolgado e acabar ultrapassando os limites nos primeiros dias, prejudicando as condições físicas e comprometendo todo o resto do cronograma. Portanto, considere o seu preparo físico e faça a sua programação dentro da sua limitação. Aproveite o planejamento para incluir os locais que não podem ser ignorados no caminho, assim você não deixa nada para trás.
- Esteja bem equipado
Na hora de preparar as malas tenha sempre em mente quais serão as condições climáticas da região durante a viagem. Isso influenciará diretamente a escolha das suas roupas e acessórios. Em todos os casos, você precisará de alguns itens básicos, como: uma mochila cargueira confortável, roupas respiráveis, botas desenhadas para longas caminhadas, uma capa de chuva respirável e meias próprias para trekking, que maximizam a evaporação do suor, para evitar bolhas e outros problemas.
- Aproveite cada detalhe do caminho
Essa viagem pode ser uma enorme imersão cultural e pessoal. Portanto, aproveite cada detalhe e oportunidade. Esteja aberto às novidades e tire alguns trechos para caminhar sozinho. A natureza e o clima do Caminho são perfeitos para reflexões.