Dicas

Dá para aprender snowboarding adulto?

Sempre gostei da ideia de aprender snowboarding, mas depois de adulto passei a ter receio de me machucar. Em 2018, deixei o medo de lado e hoje em dia não vejo a hora de voltar para a montanha!

Não sei você, mas a ideia de descer a montanha, seja de ski nos pés ou de snowboarding, sempre me fascinou e assustou. Ao mesmo tempo que imaginava o vento no rosto, aquela vibe de neve, eu também ficava preocupado com a ideia de me acidentar. Cresci em São Paulo, andei de skate na adolescência e surfo até hoje, mas só tive o primeiro contato com uma pista de snowboarding em 2018.

Vamos a Andorra

A oportunidade de aprender snowboarding surgiu em uma viagem para Andorra, localizada entre Espanha e França. Esse pequeno país que atrai turistas atrás de neve e clima de montanha, possui mais de 200 pistas para todos os níveis. Eu e Chel, estávamos apenas a passeio, mas acabamos conhecendo um brasileiro disposto a nos ensinar o básico sobre esportes na neve. Foi ele quem nos levou pela primeira vez em uma pista de ski e deu algumas dicas para aprendermos o snowboarding. Como primeira vez foi legal, mas não chegamos a subir muito, fizemos nossa prática inicial ali, na parte plana da montanha.

Snowboarding na Austria

No final de 2018, um grupo de amigos da escola planejou uma viagem para os Alpes Austríacos. O objetivo era um só: passar o máximo de tempo possível na montanha. Essa seria a minha oportunidade de aprender mais sobre o snowboarding, mesmo depois de adulto. Nesta aventura a Chel não me acompanhou.

A primeira coisa que fiz foi ir atrás das roupas adequadas. Mas afinal, quais seriam os produtos certos para aproveitar ao máximo os dias que vinham pela frente? Aí vem a dica! Roupas impermeáveis, mas que tenham máxima respirabilidade, além claro, das outras camadas de sempre (segunda pele + fleece). Apesar do frio, durante a prática do esporte, seja no ski ou snowboarding, o corpo sua bastante e produtos respiráveis faz toda diferença, seja para a performance ou troca de calor/ regulagem da temperatura corpórea. Já os equipamentos mais técnicos, como prancha, bota e capacete, consegui locar online.

Chegamos em Sankt Anton am Arlberg no começo de março de 2019. Essa é uma das melhores estações de esportes de montanha da Áustria! Belos hotéis, diversos níveis de pistas, clima excelente. Lugar perfeito para aprender snowboarding e curtir os Alpes Europeus.

Hora da verdade…

O primeiro dia estava com neblina e confesso que fiquei com medo de me perder no meio das pistas. Sabia como ficar em pé e como frear a prancha, mas tinha zero controle como um todo. Meus amigos foram parceiros e tentaram me dar algumas dicas, mas não tem jeito. O verdadeiro aprendizado vem de você estar ali, descer, cair, tentar de novo…

Neste mesmo dia a galera já me levou para a pista preta. De verdade, ela parece mais assustadora vista de baixo do que lá de cima. Como eu sabia frear, descia parecendo uma pena, indo de um lado para o outro, o que era divertido, mas acabava com as minhas pernas.

Foi só no quarto e último dia que o tempo abriu e o céu azul contrastou com o branco da neve. Do alto a vista era espetacular. Agora mais confiante, depois de horas e horas tentando decifrar a melhor maneira de manter velocidade e equilíbrio, consegui finalmente curtir a montanha! Consigo lembrar a emoção de sentir a prancha deslizando na neve fofa, indo de um lado e para o outro. Nessa viagem tive a certeza que é possível se divertir, mesmo tendo muito a evoluir, e isso, para mim, é o mais importante.

Onde aprender snowboarding perto do Brasil?

Próximo ao Brasil existem vários destinos onde é possível praticar esportes de neve. Abaixo listamos TRÊS destinos bacanas para você aprender snowboarding ou ski sem ir muito longe de casa.

Valle Nevado – Chile

Um dos resorts de inverno mais conhecidos da América do Sul, fica próximo a Santiago e oferece infraestrutura completa para todos os níveis.

Bariloche – Argentina

Famosa entre os brasileiros, a estação de ski de Bariloche é a mais conhecida da Argentina. Cerro Catedral, nome oficial da estação, conta com hotéis, restaurantes, lojas, uma pequena galeria e até um shopping.

Ushuaia – Argentina

O Cerro Castor é a estação de esqui mais austral da América do Sul. A cada nova temporada, atrai turistas e praticantes de esportes de neve de vários lugares do mundo. Não é tão grande como as demais citadas acima, mas oferece uma oportunidade legal para visitar o Ushuaia, o fim do mundo!

Peças que fazem a diferença

Jaqueta Triclimate

Camiseta Segunda Pele

Fleece

Calça Freedom

Calça Segunda Pele

Gorro

Luva Impermeável

Meias


Escrito por

viajologoexisto

Leo e Chel Spencer estão na estrada desde 2013, quando largaram tudo em São Paulo para dar uma volta ao mundo de carro. Já visitaram mais de 125 países, escreveram 4 livros e seguem explorando os lugares mais bonitos do mundo.